domingo, 13 de março de 2016

Sobre milhões e caráteres nas manifestações... E a marcha que pode ser tudo, menos contra a corrupção




A Marcha não é contra a corrupção


A marcha de hoje é contra o PT. Todo o direito de protestar contra ele. (Só acho que não devia ser usado o escasso dinheiro público para pagar o metrô deles). Haverá quem é contra o PT porque promoveu mudanças sociais, ou porque o governo não consegue governar. Uma queda de 3,8% do PIB em um ano, que fica maior se pensarmos que com o aumento da população a queda per capita deve estar nos 5%, sem horizonte à vista, deixa qualquer governo (muito) impopular.

Só não é uma marcha contra a corrupção.

Pouquíssimos brasileiros são contra a corrupção. 


Ser contra a corrupção é ser contra ela em qualquer partido, inclusive naquele que apoiamos.


O que temos hoje é uma grande maioria que detesta o PT e arruma o pretexto mais fácil num País de cultura política baixíssima (ah, e o PT tem culpa de ter melhorado a vida sem melhorar a cultura. A gratidão durou só o tempo em que a vida estava boa). 


Desde a colônia, a grande acusação ao outro lado é uma só: corrupção. Independência e República não melhoraram o repertório mental dos brasileiros. E essa indigência mental é muito democrática. Os ricos e instruídos são tão carentes de educaçao política quanto as outras classes.


O que é o cerne da cultura política? É saber que um governo pode fazer escolhas péssimas, sem com isso ser corrupto. É saber que uma escolha ruim custa mais do que a corrupção. É saber que num País como o nosso acabar com a corrupção é necessário, melhorará os costumes, mas não bastará para salvar os cofres públicos. É sair da demagogia e entrar para a seriedade. É não acreditar em mágica na política. É prestar atenção nos políticos que mais denunciam a corrupção: o exemplo Collor deveria bastar para mostrar que essa é uma propaganda mentirosa.


Mas não, muita gente prefere a magia, a mentira. Educação política é sair da magia, da mentira, do maniqueísmo. 


A marcha de hoje terá seus efeitos, sim, dependendo de seu tamanho, mas não ajudará em nada o País a vencer a corrupção. Basta lembrar o tuíte do jornalista que apelou para uma queda rápida de Dilma, a fim de evitar que a lava jato pegue mais e mais políticos... Ele disse tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário