terça-feira, 7 de junho de 2016

New York Times: ‘impeachment de Dilma é para afastar investigação de corrupção’

nyt


No texto, intitulado “A Medalha de Ouro do Brasil para Corrupção”, o New York Timesquestiona a firmeza do compromisso do presidente interino Michel Temer com o combate à corrupção e pede que ele se posicione contra o fim da imunidade parlamentar para ministros e congressistas acusados de corrupção.
“As nomeações reforçaram as suspeitas de que o afastamento temporário da presidenteDilma Rousseff no mês passado, por acusações de maquiar ilegalmente as contas do governo, teve uma segunda intenção: afastar a investigação (de corrupção)”, escreve o jornal.
A reportagem lembra as renúncias do ex-ministro do Planejamento, Romero Jucá (PMDB-RR), e posteriormente do ex-ministro da Transparência, Fabiano Silveira, que indicaram em conversa telefônica estar tramando para atravancar o avanço da Operação Lava Jato.
“Isto forçou Temer a prometer, na semana passada, que o Executivo não interferirá nas investigações na Petrobras, nas quais estão envolvidos mais de 40 políticos. Considerando os homens de quem Temer se cercou, a promessa soa oca”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário