sexta-feira, 28 de setembro de 2018

A Censura de Fux a Lula, à Folha e a Lewandowsky, por Fernando Brito


"Eu não disse que o Juiz dos Juízes,  Sérgio Moro,tem poder?
Será interessante ver a argumentação de Fux para proibir tanto a liberdade de imprensa quanto a livre manifestação do pensamento de um cidadão que, segundo a Constituição, está em pleno exercício dos seus direitos civis, pois não tem sentença transitada em julgado." - Fernando Brito

Do Tijolaço:

Sérgio Moro tem poder! Fux cassa Lewandowski e proíbe Lula de falar




Eu não disse que o Juiz dos Juízes,  Sérgio Moro,tem poder?
Luiz Fux, o ministro do auxílio-moradia, acaba de conceder uma liminar suspendendo a divulgação de entrevista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite desta sexta-feira (28). O pedido, feito pela Folha de S.Paulo, tinha sido deferido por Ricardo Lewandowski, do mesmo STF, hoje pela manhã.
A liminar pedindo a suspensão da entrevista foi protocolada pelo Partido Novo. Fux determinou que Lula “se abstenha de realizar entrevista ou declaração a qualquer meio de comunicação, seja a imprensa ou outro veículo destinado à transmissão de informação para o público em geral”.
Será interessante ver a argumentação de Fux para proibir tanto a liberdade de imprensa quanto a livre manifestação do pensamento de um cidadão que, segundo a Constituição, está em pleno exercício dos seus direitos civis, pois não tem sentença transitada em julgado.
Como aqueles árbitros suspeitos do futebol, devidamente justiçados pelos gritos da platéia, Fux marcou “perigo de gol”
Atendeu ao interesse de um partido político – o dos magnatas do Novo – para impedir que a opinião política de um cidadão em pleno gozo dos direitos seja ouvida.
Um cidadão  que é ex-Presidente da República.
Palavra com o advogado da Folha, tão censurada quanto o ex-presidente: ““A decisão do ministro Fux é o mais grave ato de censura desde o regime militar. É uma bofetada na democracia brasileira. Revela uma visão mesquinha da liberdade de expressão”, disse Luís Francisco Carvalho Filho, advogado da Folha.
Abstenho-me de falar sobre o caráter de Luiz Fux, porque ele tem poder e eu não tenho dinheiro sequer para comprar perucas vistosas e topetudas no exterior.
Lula, calado compulsoriamente, diz mais verdades que o lamentável ministro.
Que, para voltar às metáforas futebolísticas, esqueceu da velha regra das torcidas diante de um juiz deste tipo.
“Quem rouba, perde”.
Aquele clima de paz no Supremo que seu novo presidente, Dias Toffoli, queria alcançar, morreu no  berço.
Ricardo Lewandowski não vai aceitar a desautorização sumária por parte do “colega”.
É Sérgio Moro dentro do STF.
E eu quero ver a mídia defendendo a censura…

Nenhum comentário:

Postar um comentário