quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Há quatro anos e meio o fascismo da direita e do mercado já intensificava a violência nas ruas, púlpitos, parlamentos... Por Bob Fernandes





Texto de Bob Fernandes, de 2014:

O cidadão Santiago Ilídio Andrade, colega cinegrafista da Band, foi assassinado. Segmentos mais doentios da sociedade, e da baixa política, buscam um mártir desde junho passado.
Santiago, atingido por aquele rojão ao cobrir uma manifestação no Rio de Janeiro na última quinta-feira. Um dia antes tratamos aqui da violência que se espalha.
Violência que têm causas seculares. E que tantos fazem de conta ser produto apenas do aqui e do agora. Como fazem de conta ser produto apenas da ação do Outro, dos Outros.
É produto também do aqui e do agora. Mas não apenas.
Não cansaremos de repetir: nas últimas 3 décadas, a média de 50 mil brasileiros têm sido assassinados a cada ano
No estado de São Paulo, em dezembro, 436 mortes por violência.
A violência está ai, num país que tem toque de recolher quando escurece e já nem se dá conta disso.
A violência está, esteve num dos pilares da formação da sociedade brasileira. Ou a escravidão por 380 anos, dois terços da nossa história oficial, não é violência?
O menino pobre e preto preso a um poste por "justiceiros", no Rio de Janeiro, não é só violência. É uma assombrosa revisita ao passado dos Pelourinhos.
A violência não está só nas ruas. Quem viaja pelo país sabe qual é o prato servido, em cada cidade, antes do almoço ou do jantar: violência.
Aqueles programas policiais com cenas cruas da barbárie nas ruas são mera informação?...
...Ou terminam sendo uma fórmula, comercial, de retroalimentação da violência? E isso em espaços, Tv e rádio, que são concessões do Estado.
Há quem se valha da violência que está aí para pregar ainda mais violência; filme já visto aqui e mundo afora e que sabemos como termina: com o fascismo no poder...
...Há quem, mesmo sem perceber, esteja alimentado essa caminhada...
... A violência, antes e depois de tudo, pode estar também na palavra, e nas linguagens todas.
O banditismo é violência. Como é violência a ação de "justiceiros", "milícias", e a ação de polícias ainda treinadas com o receituário das ditaduras.
Discursos de ódio induzem à violência, e tanto faz se nos parlamentos ou em púlpitos...
...Não importa se na mídia das redes sociais ou nas mídias tradicionais. Ódio é ódio...
...O verniz, seja ele real ou simulado, não esconde ódios e recalques, o ressentimento e o oportunismo que embalam a lógica da violência. Tanto faz se em nome da pátria, religião, futebol ou de ideologias...
...Assim como miséria pode alimentar a violência, os ódios fomentam essa lógica da violência. Santiago morreu nas ruas...
...A lógica daquela violência mais refinada, a da linguagem, quase sempre travestida, já opera em espaços midiáticos. Supõe ter encontrado seu mártir.
Resultado de imagem para Globo golpista

Nenhum comentário:

Postar um comentário