sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Refletindo sobre o atentado injustificável contra o cultor máximo da violência, por Aldo Fonazieri




"O atentado contra o Bolsonaro, certamente, deve ser condenado, pois é um atentado injustificável (...). As pregações de Bolsonaro não justificam a violência cometida contra ele. Definida esta posição de princípio, a racionalização do fato nos impõe algumas reflexões:
"Bolsonaro prega a violência em vários contextos: fuzilamento de petistas no Acre; condecoração de policiais que matarem de 10 a 20 pessoas, uso da violência para reduzir a violência, defendeu a tortura e torturadores etc.; " - Dr. Aldo Fornazieri, Porfessor na Fundação Escola de Sociologia e Política desde 2006.


O Atentado contra o Bolsonaro
por Aldo Fornazieri

O atentado contra o Bolsonaro, certamente, deve ser condenado, pois é um atentado injustificável contra a vida do candidato e um ato incompatível com a disputa democrática. As pregações de Bolsonaro não justificam a violência cometida contra ele.

Definida esta posição de princípio, a racionalização do fato nos impõe algumas reflexões:

1) Bolsonaro prega a violência em vários contextos: fuzilamento de petistas no Acre; condecoração de policiais que matarem de 10 a 20 pessoas, uso da violência para reduzir a violência, defendeu a tortura e torturadores etc.; 

2) Essa retórica, inegavelmente, exacerba paixões políticas, sejam partidárias e individuais, e tende a estimular um ciclo de violência política. Pessoas radicalizada, ideológica ou religiosamente, tendem a se sentir chamadas a praticar atos de violência contra ou a favor do Bolsonaro. Então, aqui vale aquele ditado: que semeia ventos, colhe tempestade;

3) Num primeiro momento, Bolsonaro tende a se beneficiar eleitoralmente do episódio, seja pelo clima de emoção, seja pela própria exploração eleitoral que os partidários dele estão fazendo do ataque. Os próprios filhos do candidato, mostrando pouco comedimento pudor, já falam em vitória no primeiro turno. Mas, passada uma semana, a campanha tende a voltar ao seu leito o normal e o eleitorado encarará o episódio mais racionalmente.

Os adversários de Bolsonaro, passada a trégua, não poderão ficar indiferentes à exploração eleitoral do episódio em favor do candidato. Se não forem ingênuos e incompetentes, deverão reagir. A ideia de que as pregações de violência do Bolsonaro tendem a gerar mais violência, sem justificar o atentado, é uma ideia legítima a ser explorada eleitoralmente.

A esquerda não pode ficar no alvo da direita por conta deste ataque e nem pode ficar na defensiva. Os candidatos e os partidos de esquerda devem ter consciência de que a a direita não terá pruridos em atacá-los usando o atentado. Mas como as esquerdas perderam a noção da lógica da disputa política não duvido que se deixe engambelar pela direita.

Aldo Fornazieri - Doutor em Ciência Política e Mestre pela USP-SP. Licenciatura em Física, USP. Porfessor na Fundação Escola de Sociologia e Política desde 2006. Coautor do Livro “Conversas Políticas”, Editora Civilização Brasileira. Participação com ensaios em outros livros sendo o mais recente “Introdução ao Risco Político”, da Editora Campus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário