sexta-feira, 26 de outubro de 2018

A manipulação da mídia que levou ao estado pro-fascismo ignorante de hoje



O anti-petismo tem múltiplos fatores, e o papel da imprensa na construção da imagem do PT destituída de racionalidade é um deles  

Do Jornal GGN:


A gramática como fator de manipulação da mídia


O anti-petismo tem múltiplos fatores, e o papel da imprensa na construção da imagem do PT destituída de racionalidade é um deles  
 
Imagens: Nacho Lemos 
 
Jornal GGN - O índice de rejeição ao Partido dos Trabalhadores, que chegou a 42% do eleitorado na pesquisa Ibope, divulgada dia 14 de outubro, é uma das explicações apontadas por cientistas políticos para justificar a dificuldade de Fernando Haddad na corrida para ultrapassar Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições, mesmo o militar sendo considerado uma opção perigosa à democracia do país, segundo análises nacionais e internacionais. 
 
O processo que levou à rejeição do PT é complexo e envolve erros do próprio partido cometidos durante os governos Lula e Dilma, mas a imprensa é apontada como uma "importante" colaboradora nesse processo, como mostra o trabalho a jornalista e linguista Letícia Sallorenzo, recém publicado pela Quintal Edições: "Gramática da Manipulação".
 
O livro é resultado da sua conclusão de mestrado no programa de Pós-Graduação em Linguística na Universidade de Brasília (UnB). Ao analisar as manchetes dos principais jornais do país, nas versões impressa e online, a pesquisadora percebeu a construção de conceitos que induzem o leitor a destituir o PT e seus correligionários de racionalidade. 
 
Observando, especialmente, 340 manchetes de publicações feitas durante as eleições de 2014, Letícia descobriu, por exemplo, que o verbo "atacar", associado a comportamentos irracionais e instintivos, foi utilizado como ações de Dilma ou do PT. Já, o verbo "criticar", que pressupõe capacidade da raciocínio, era associado a ações do oponente, Aécio Neves, como sujeito mais ponderado e equilibrado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário