quinta-feira, 25 de julho de 2019

(Sórdida) Globo pratica jornalismo psicográfico para sacrificar Glenn Greenwald, por Luis Nassif



Antes que a Polícia Federal começasse a periciar os celulares e computadores, antes que soltasse qualquer informação, antes mesmo que Moro desse o disparo, afirmando que os hackers eram os fornecedores do The Intercept, o Globo se antecipou e atropelou o script.

Do GGN:




A estratégia de Sérgio Moro

Antes mesmo de se anunciar a Operação Spoofing, todo mundo já conhecia o roteiro.
  1. A Polícia Federal identificaria algum hacker, preferencialmente os que invadiram os celulares de autoridades nas últimas semanas.
  2. Sérgio Moro imediata, e antecipadamente, atribuiria aos hackers o dossiê divulgado pelo The Intercept.
  3. Recorrendo ao método Lava Jato, o passo seguinte seria conseguir algum indício de que os hackers venderam a informação para o The Intercept. Não haveria necessidade de provas nem de indícios, bastariam declarações vazadas seletivamente para a mídia para formar convicções. Daí a importância da reedição de pactos com a mídia.
  4. No coroamento da operação busca e apreensão na casa de Glenn Greenwald e posterior deportação dele.

O papel da Globo

O papel de parceiro preferencial foi conferido às Organizações Globo.
Mas havia uma dificuldade. Uma semana antes, uma jornalista da Globo foi vítima de um ataque desproprositado do presidente Jair Bolsonaro e das redes sociais, acendendo a luz amarela da liberdade de imprensa em risco. Como entrar em uma operação que, em última instância, pretende criminalizar um trabalho de um jornalista de reputação internacional?
Nos primeiros ataques da Globo foi demonstrado – inclusive aqui – que ela investia contra um dos pilares da liberdade de imprensa.
A estratégia definida, e comunicada aos jornalistas, foi de reforçar a ideia de que o dossiê teve origem criminosa, nos perigosos hackers de Araraquara, mas resguardando o direito da imprensa à divulgação e ao sigilo de fonte.
Tudo resolvido. Ou não?

A criminalização do Intercept

Vejamos o que diz um especialista (paranaense) que escreve artigo hoje na coluna de Opinião da Folha (aqui):
“Se as autoridades policiais conseguirem indícios de prova de que os jornalistas estavam mancomunados com a sua fonte (possível hacker), a garantia do sigilo da fonte é inaplicável e tais profissionais de imprensa devem também ser investigados. 
E a razão é simples: nenhuma garantia constitucional deve ser utilizada como escudo para cometimento de atos ilícitos. É um pressuposto básico de direito constitucional que é esquecido nos debates ideológicos radicais de hoje em dia. Logo, se os referidos jornalistas usarem a garantia do sigilo da fonte para cometer crimes, a Constituição não vai protegê-los”.
Ora, nem precisa desenhar para entender que a intenção de Moro consiste em criar ligações entre os hackers e o The Intercept para criminalizar a cobertura. Focas entenderiam perfeitamente essa estratégia. Mais ainda jornalistas com décadas de exercício da profissão. Ou não?
Imediatamente após a divulgação da prisão dos hackers, foram apresentados os indícios da suposta superorganização criminosa.
  • Um celular com mais de mil telefones.
  • Dinheiro encontrado com eles.
Na coletiva para informar sobre o assunto, dois delegados federais se comportaram com admirável profissionalismo. Relataram objetivamente o que haviam levantado até então. Constatou-se que o hacker era especializado em golpes em cartões de crédito, o que explicaria os mais de mil números de celulares e o dinheiro vivo na casa.
Dentre os números armazenados, havia um com o nome de Paulo Guedes, podendo indicar que se tratava do hacker que tentou invadir o celular do Ministro.
Mais não disseram, por nada mais ter a dizer enquanto não terminasse a perícia.
Mesmo antes da perícia, Moro garantiu que se tratava dos fornecedores do Intercept – antecipando de maneira pouco hábil sua estratégia.
Além disso, a Operação prendeu quatro pessoas. Pelas reações iniciais, três nada têm a ver com os golpes do quarto. Mas quatro pessoas é o número mínimo para enquadrar o grupo na caracterização de organização criminosa.
Está nítida a estratégia de Moro. Ou não.

O jornalismo psicográfico

Onde a Globo se entregou? No excesso de obediência de alguns jornalistas, que não prestaram atenção na cronologia dos fatos e passaram a praticar o jornalismo psicográfico.
Antes que a Polícia Federal começasse a periciar os celulares e computadores, antes que soltasse qualquer informação, antes mesmo que Moro desse o disparo, afirmando que os hackers eram os fornecedores do The Intercept, o Globo se antecipou e atropelou o script.

“A operação da Polícia Federal que prendeu nesta terça-feira quatro suspeitos de trabalhar no hack que originou o vazamento dos diálogos entre Dallagnol e outros personagens do Petrolão não se chama Spoofing à toa”.

Seria oportuno que os jornalistas que entraram nessa narrativa se explicassem com os colegas a razão de participarem de uma trama que visa sacrificar o jornalismo e um jornalista corajoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário