Emissora, que antes minimizava o giro pela Europa do ex-presidente, agora destaca que ele é recebido "com protocolos de chefe de Estado"
247 - A GloboNews finalmente passou a dar destaque às agendas políticas do ex-presidente Lula (PT) na Europa. Os veículos da Globo vinham minimizando a importância dos encontros com lideranças políticas realizados pelo ex-presidente, que esteve nesta quarta-feira (17) com o presidente da França, Emmanuel Macron.
“Bolsonaro é fiasco internacional; Lula é sucesso”, dizia a legenda na tela da emissora, em referência a uma fala da comentarista Eliane Cantanhêde durante a edição do programa “Em Pauta” desta quarta-feira. Pouco antes, a legenda era: “Lula é recebido por Macron com protocolos de chefe de Estado”.
Segundo Cantanhêde, a viagem pela Europa foi um “gesto muito bem calculado e de grande sucesso do ex-presidente Lula, porque a comparação das viagens internacionais do Bolsonaro com essa turnê internacional do Lula… desculpa, mas é acachapante [a diferença]”.
A jornalista destacou que as viagens internacionais de Bolsonaro são um fiasco. “Todos os presidentes brasileiros aproveitam a ida à ONU para conversas importantes bilaterais. O presidente Bolsonaro foi com uma comitiva enorme, ficou comendo pizza na rua, não falou coisa com coisa, foi defender cloroquina e não teve nenhuma conversa bilateral de peso em Nova York. [...] Foi para o G20 [...] e passou em branco, e sequer foi para a COP26”, disse.
“Já o ex-presidente Lula é o oposto. Numa rápida passagem pela Europa, se comporta como estadista; é recebido no Parlamento Europeu; é aplaudido de pé pelo segmento de esquerda do Parlamento Europeu; é recebido com honras de estadista pelo Macron, que é nada mais, nada menos que o presidente da França, um símbolo da democracia e um parceiro histórico do Brasil; e é recebido pelo futuro da Europa, Olaf Scholz, que é o favorito para substituir a Angela Merkel na Alemanha, que é a nossa maior parceira comercial na Europa”, lembrou.
“É uma diferença acachapante. Lula faz um contraponto direto com Bolsonaro, que é um fiasco em suas investidas internacionais, enquanto o Lula é um sucesso, porque ele é o personagem político mais reconhecido no mundo todo”, destacou.
Assista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário