segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Anguillara Veneta, na Itália, se levanta contra visita de Jair Bolsonaro

 

Com os protestos, a comitiva alterou o itinerário e, no lugar da Prefeitura, Bolsonaro foi parar a dois quilômetros de distância, onde a prefeita Alessandra Buoso, de extrema-direita, ofereceu um almoço.

Jornal GGN – Anguillara Veneta, vilarejo italiano, não está em festa com a visita do presidente Jair Bolsonaro. Ao contrário. Os moradores foram às ruas nesta segunda, dia 1, protestar contra a chegada do mandatário brasileiro. Bolsonaro receberá o título de cidadão honorário, o que não agradou em nada a população.

Pousando em Veneza, Bolsonaro foi em comboio até Anguillara, a 80 quilômetros de distância. Lá receberia a homenagem na sede da Prefeitura. E, apesar do mau tempo, havia na porta uma manifestação com cerca de 200 pessoas.

Com os protestos, a comitiva alterou o itinerário e, no lugar da Prefeitura, Bolsonaro foi parar a dois quilômetros de distância, onde a prefeita Alessandra Buoso, de extrema-direita, ofereceu um almoço. A prefeita justificou sua homenagem por Bolsonaro ter o bisavô nascido na localidade, sem ter a ver com nenhum aspecto político.

Só que a população não engoliu as desculpas da prefeita, pois que as posições de Bolsonaro são opostas aos valores firmados em sua Constituição. Como exemplo, o vereador Antonio Spada, da oposição, citou as frequentes declarações homofóbicas e misóginas de Bolsonaro, além do desastre de seu governo na Amazônia.

O padre Massimo Ramundo, que passou 20 anos no Brasil, sendo 12 na Amazônia, afirmou que Bolsonaro age de forma oposta a tudo que é professado pelo Papa diariamente. ‘O presidente não se ocupa da defesa das minorias, a partir dos indígenas da Amazônia. O Papa não se cansa de nos lembrar da importância do bem comum, enquanto Bolsonaro faz o que quer na Amazônia’, disse o padre.

O conselheiro regional Andrea Zanoni disse que é uma ‘vergonha’ homenagear Bolsonaro poucos dias depois de uma acusação de crimes contra a humanidade e mais delitos. ‘Sua gestão vil provocou mais de 600 mil mortes em todo o país’, disse ele.

A prefeitura de Anguillara Veneta foi alvo de pichação na semana passada. Locais picharam ‘Fora Bolsonaro’ na parede. Além disso, um grupo de ambientalistas jogou esterco em protesto contra a homenagem.

Bolsonaro fica na Itália até amanhã, dia 2, quando visitará um monumento em Pistola em memória dos soldados brasileiros caídos na Segunda Guerra Mundial.

Com informações da ANSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário