sábado, 16 de julho de 2016

Dos turcos para os brasileiros: como travar um golpe!

Dos turcos para os brasileiros: como travar um golpe!
Dos turcos para os brasileiros: como travar um golpe! – Foto: NBC News
Em algumas horas, o povo turco conseguiu barrar um golpe militar. Não sem lutar. Não sem derramamento de sangue.
Ontem os turcos nos ensinaram como vencer um golpe de Estado perpetrado por dissidentes dentro das forças armadas do país. Entretanto, não foi fácil. Ao menos 265 pessoas morreram e mais de 2.800 militares estão presos.
Guardadas as devidas proporções, o golpe no Brasil precisa da mesma receita turca: povo nas ruas. Somente o povo será responsável por conter a sanha de políticos que tomaram o poder “na mão grande”.
Os turcos se submeteram às armas, caminhões e tanques de guerra. Civis tombaram nas ruas para defender o governo de um ataque militar; aqui o que se vê são defensores do golpe e uma minoria tentando lutar nas ruas contra influentes setores da sociedade.
E por que os turcos, em algumas horas, conseguiram defender o governo e desarmar os militares?
Porque na Turquia não há uma elite sanguessuga como a brasileira; os grupos de mídia por lá não devem defender interesses próprios que subjuguem os interesses nacionais; parece que os militares agiram deliberadamente e não incitados por setores ou grupos políticos como aconteceu aqui em 1964.
Sem a luta popular, nada vinga. Aqui no Brasil a insatisfação com um governo legítimo é motivo para que a população apoie qualquer trambolho que se aposse do poder. O grande problema é que este trambolho também não usufrui de popularidade.
E como se resolve o problema no Brasil?
Assistindo à novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário