segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Líderes estrangeiros não estão nem aí para o Bolsonaro!


Donald Trump, ídolo do Bolsonaro, não veio nem para a posse, nem para a "possession"...
Reprodução: Twitter

Cerimônia de posse teve menor número de dignatários em trinta anos


Do Broadcast Político do Estadão:

Posse de Jair Bolsonaro contabiliza o menor número de delegações estrangeiras desde Collor


Os festejos da posse de Jair Bolsonaro na Presidência da República contabilizaram o menor número de delegações estrangeiras em cerimônias de primeiro mandato em quase três décadas. Neste ano, 46 delegações estrangeiras vieram à capital federal, segundo informou há pouco o Itamaraty. Desses, dez vieram lideradas por seus chefes de Estado ou governo.

Levantamento feito no acervo do Estadão mostra que à posse de Fernando Collor de Mello, em 1990, vieram 72 delegações estrangeiras. O jornal da época mostra que a grande estrela dessa festa foi o mandatário de Cuba, Fidel Castro, que fazia sua primeira visita ao Brasil. (...) Para a posse de Fernando Henrique Cardoso, em 1995, vieram 120 delegações. Fidel novamente prestigiou a festa, que teve direito a show de Daniela Mercury.

(...) Novidade no cenário internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mereceu o deslocamento de 110 delegações estrangeiras para sua posse. (...) os Estados Unidos enviaram seu representante comercial, Robert Zoellick, que havia se envolvido em um bate-boca com Lula na campanha eleitoral. O brasileiro ameaçava paralisar as negociações para formação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca). Zoellick afirmou que, fazendo isso, o Brasil poderia fazer comércio com os pinguins da Antártida. Ao que Lula o classificou de “sub do sub”.

A posse mais prestigiada em termos de presença estrangeira foi a de Dilma Rousseff, em 2011. O jornal do dia registra a presença de 130 delegações estrangeiras, das quais 32 lideradas por chefes de Estado ou de governo.

Em tempo: fontes oficiais e perfis pró-Bolsonaro nas redes sociais esperavam que cerca de 500 mil pessoas acompanhariam a posse na Esplanada...


Reprodução: Rede Globo

No CAf

Nenhum comentário:

Postar um comentário