terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Os Pilares do Fascismo, onde a verdade e a manipulação da realidade morre primeiro, especialmente por meio de Fake News, para a liberdade morrer... Vídeo do Meteoro Brasil, seguido de um resumo dos dez pilares do fascismo, segundo Jason Stanley



Do Canal Meteoro Brasil:



   "O livro 1984, de George Orwell, é uma distopia que a humanidade evoca de quando em quando. Estão ali várias características dos regimes totalitários, todas potencializadas pela tecnologia. Hoje, nos concentramos nessa obra e também em "How Fascism Works: The Politics of Us and Them", do filósofo Jason Stanley, na (eterna) tentativa de entender o Brasil."

    Os  Dez Pilares do Fascismo e do Neofascismo, a partir do que expõe Jason Stanley em seu trabalho acima citado, são os seguintes:

    1 - Manipulação da verdade, com uso massivo de Fake News e notícias filtradas, para deturpar ou combater a realidade.

   2 - Mitificação ou imposição de um passado irreal, mas idealizado, por mais falso que seja, tipo "Ditadura militar como Idade de Ouro".

  3 - Propaganda massiva para a inversão da notícia e imposição de uma forma de comportamento: não pense, só assista e acredite no que outros pensaram para você acreditar.

    4  -  Anti-Intelectualismo: professores, intelectuais, escritores e estudantes são apresentados como doutrinadores subversivos e mesmo ignorantes, enquanto que falsos "sábios" (incluindo mesmo ex-astrólogos que sequer completaram o segundo grau), cheio de teorias conspiratórias e palavras de baixo calão são vistos como detentores da verdade. Qualquer tipo de possibilidade de pensamento crítico e sua livre expressão é fortemente perseguida pelo fascista. Como dizia Hitler, "precisamos que a propaganda tenha forte apelo emocional aos menos educados". Assim, cala-se a razão e impõe-se o poder autoritário, ditatorial.

        5 - Hierarquismo autoritário, com forte apelo ao discurso militarista e da "superioridade" da elite sobre o povo. No fascismo, o grupo dominante acha-se superior e mais vailoso que todo o "resto".

    6 - Vitimização: No fascismo, os grupos das elites dominantes se dizem atacadas por "subversivos", que são sempre apresentados como "corruptos",  "bandidos". Ou seja, o grupo dominante se apresenta como vítimas dos oprimidos por eles mesmos. Por isso, apresentam um discurso de ódio e de "limpeza social".

     7 - Imposição de irracionalidade emocional, em especial por teorias da conspiração. Falsas teorias, de cunho paranóico, são impostas por fake news, como o feminismo que quer atacar os homens,  os negros que querem matar os brancos, ou os pobres que querem destruir os ricos, etc.

      8 - Imposição de uma Leia e Ordem, mas que seja do interesse da minoria elitista, contra as pretensões de igualdade e melhoria das maiorias, criminalizado as dissidências e banalização do mal contra a maioria.

    9 - Tensão sexual. A busca por denegrir ou controlar a sexualidade envolve mais do que moralismo, envolve a imposição de modelos estereotipados de masculinidade e feminilidade e, com isso, o envolvimento emocional, o que ajuda no discurso de ódio.

    10 - Falso moralismo, justificando a perseguição ao "diferente"os interesses econômicos e políticos de quem expressa este discurso .






Nenhum comentário:

Postar um comentário