terça-feira, 4 de agosto de 2020

EUA: Democratas introduzirão legislação para reforçar a supervisão da inteligência do DHS (para tentar inibir a espionagem e manipulação pública por órgãos de Estado)



Não podemos mais assumir que a coisa certa vai acontecer", disse o deputado Max Rose.
Win McNamee - Getty Images

do Politico.com

Democratas introduzirão legislação para reforçar a supervisão da inteligência do DHS

por BETSY WOODRUFF SWAN
Os membros do Congresso responsáveis ​​pela supervisão do Departamento de Segurança Interna (DHS  em inglês) introduzirão legislação que fortalece seu escritório interno de direitos civis, anunciaram segunda-feira.
A ação ocorreu depois que a POLITICO informou que um alto funcionário do DHS limitava a capacidade desse escritório de supervisionar o trabalho do braço de inteligência do departamento.
Há alguns meses, o segundo em comando do departamento restringia a capacidade do CRCL (Escritório de Direitos Civis e Liberdades Civis) de revisar produtos de inteligência do Escritório de Inteligência e Análise (I&A) do departamento. Depois de fazer essa mudança, a I&A divulgou relatórios de inteligência para parceiros da lei com informações sobre jornalistas e manifestantes – provocando críticas nacionais.
Na terça-feira, os representantes Bennie Thompson (D-Miss.) E Max Rose (D-N.Y.) introduzirão legislação exigindo revisões dos produtos de inteligência de I&A pelo Escritório de Direitos Civis e Liberdades Civis, eles anunciaram. A legislação também determinará que a CRCL treine os principais funcionários de I&A em direitos civis e liberdades civis, de acordo com o comunicado anunciando seus planos. Thompson preside o Comitê de Segurança Interna da Câmara e Rose preside seu subcomitê de inteligência e contraterrorismo.
“Não podemos mais assumir que a coisa certa vai acontecer, que este escritório não será mais politizado e não fará coisas que, francamente, violam os direitos constitucionais das pessoas”, disse Rose à POLITICO. “E então temos que mandá-lo.”
“Eu faria isso se houvesse um democrata na Casa Branca e isso tivesse acontecido”, acrescentou Rose. “Isto é ridículo!”
O Washington Post informou na semana passada que a I&A divulgou um relatório de inteligência sobre jornalistas que cobriam a resposta do departamento aos protestos contra o racismo e a brutalidade policial em Portland, Oregon. As notícias geraram preocupação no DHS e a liderança do departamento removeu Brian Murphy – que estava administrando a I&A – de seu posto, e transferiu-o. Mas esse rebaixamento não abafou as preocupações no Capitólio. Na segunda-feira, o Comitê de Inteligência da Câmara anunciou que abriu uma investigação sobre I&A.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário