terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A redução racionalista apenas.... reduz...




Carlos Antonio Fragoso Guimarães

Temos muito orgulho de sermos uma civilização racional e científica. Pensamos dominar a natureza e a nós mesmos pelo poder da razão... Mas será mesmo?
Será que somos mais felizes que nossos antepassados de há até duzentos anos atrás? Ou será que estes antepassados com seu mundo repleto de "anjos e demônios" não eram um pouco menos infelizes, vivendo, no que fosse possível, mais humanamente que hoje?
Não sei... só sei que a humanidade conseguiu criar civilizações e catedrais, promover a eclosão de um Bach e de um Michelângelo e desevolver ténicas naturais durante milênios. Hoje, com o mundo de plástico e eletrônicos, o tempo parece cada vez mais rápido, por não ser nosso, mas sim de compromissos. E nada, nos milênios anteriores, chegou perto do processo de degradação social e ambiental de nossos dias centificistas.

"Sobre a miséria de nossa vida (...) esta ciência nada tem a nos dizer. Ela exclui, de princípio, os problemas mais candentes do homem, o qual, em nossos tempos atormentados, sente-se o poder do destino."

Edmund Husserl

Nenhum comentário:

Postar um comentário