domingo, 11 de maio de 2014

Bob Fernandes à propósito da banana de Daniel Alves, a hipocrisia da elite fascista e a conversa zoológica que se seguiu



 Segue o comentário do jornalista Bob Fernandes sobre a hipocrisa racista das elites brasileiras. Abaixo do vídeo, a transcrição textual  de seu comentário:





Apropósito da banana do Daniel Alves e da conversa zoológica que se seguiu.
A propósito dos que se esquecem, ou fazem de conta não saber que o Brasil suportou a escravidão por 380 anos. Quatro quintos da sua história.
 
A propósito dos imigrantes haitianos, que são negros e pobres. E de imigrantes quando são brancos, como são os da leva mais recente.
 
Entre 2010 e março deste ano foram registrados 11 mil 916 haitianos. Isso no Sistema Nacional de Cadastro e Registro de Estrangeiros (SINCRE), da Polícia Federal.
 
Outros 12 mil haitianos têm visto de entrada ou já chegaram, mas ainda não estão regularizados.
 
A diáspora do Haiti espalhou 4 milhões dos seus habitantes pelo mundo. Uns 25 mil estão no Brasil.
 
Enquanto estavam lá no Acre, ou de lá vinham sem ruído, algumas manchetes. E silêncio.
 
Com o desembarque em massa São Paulo, a troca de acusações entre altas autoridades, e ares de escândalo.
 
O mesmo não se viu em recente onda de migração para o Brasil. Como se sabe, o mundo quebrou em 2008. Em especial, Europa e Estados Unidos.
 
Somente entre 2010 e 2013, o Brasil deu visto de trabalho para 9 mil imigrantes de origem europeia ou norte-americana. Além de asiáticos, a maioria do Japão e da China.
 
Nove mil, sem contar outros. Como aposentados com, ao menos, R$ 4 mil reais ao mês. Ou qualquer um que tivesse R$ 150 mil e informasse a intenção de investir em trabalho autônomo.
 
Ou, ainda, quem alegasse o motivo de reunir-se à família; isso num pais, o Brasil, com milhões de famílias vindas do exterior
 
Entre 2010 e 2012 o numero de vistos para trabalho aumentou em 70%.
 
A Europa tinha 10% de desemprego, em média.
 
A Espanha, com 26% de desemprego, 55% entre os jovens. Itália, Portugal, Grécia e anglo-saxões, entre outros, viviam o auge da crise.
 
O Brasil assistiu aquela onda de imigração, essa última, com naturalidade. Até com certo orgulho.
 
É bom não esquecer a diáspora brasileira que se seguiu às crises econômicas dos anos 80 e 90.
 
O IBGE calculou em 500 mil os brasileiros no exterior. O Itamaraty chegou a informar 2,5 milhões, com diminuição de 30% nessa cifra desde 2008.
 
É bom não esquecer a História, nessa hipócrita e zoológica salada, que mistura bananas e… bananas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário