terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

Nazismo brasileiro é filho da extrema direita. Texto de Ana Cláudia Laurindo

 

Com uma suástica disposta no braço, bombas caseiras e machadinha, o adolescente se tornava um arauto da dor, em nome de objetivos propagados por políticos brasileiros.


Segue o texto da educadora e cientista social Ana Cláudia Laurindo, publicado no Repórter Nordeste:


Efeito maldito cultivado pela extrema direita no Brasil se volta contra a sociedade e pode afetar inocentes mais vezes do que imaginamos, pois a tentativa de horror que foi abortada pela Guarda Municipal no interior paulista de Monte Mor, nesta segunda 13, já ocorreu anteriormente em outros municípios deixando lamentável saldo de mortos e feridos.

A última ocorrência foi em Aracruz no Espírito Santo.

O caráter é semelhante. Envolve adolescentes e jovens inebriados pelo odor de formol do nazismo, um mal que a humanidade poderia ter classificado como extinto, mas preferiu manter aceso por poder político e dinheiro.

Atacando escolas, eles tornam qualquer aluno potencial vítima, assim como professores e demais trabalhadores da educação. O alvo é garantido, a comoção repercute e não se sabe qual família haverá de chorar, pois a loteria da vida e morte chega de surpresa.

Neste caso de Monte Mor, o adolescente chegou a provocar explosões e desta vez a vida ganhou, pois ninguém se feriu.

Com uma suástica disposta no braço, bombas caseiras e machadinha, se tornava um arauto da dor, em nome de objetivos propagados por políticos brasileiros.

Referências ao nazismo poderiam retirar mandatos de quem as utiliza no ato da posse, como fez um deputado neste mesmo mês. Mas no Brasil, está cassando mandato de quem denuncia o gesto em ambiente escolar, como ocorreu em Santa Catarina.

Não é um mero incidente, e precisa ser entendido como responsabilidade dos extremismos que a direita bolsonarista tem promovido por todos os rincões do país, alimentando a chama de células nazistas, principalmente no Sul e Sudeste.

Hoje a vida venceu.

O adolescente foi detido, mas em breve estará solto e ?…

Nenhum comentário:

Postar um comentário