sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Em resposta ao cínico Michel Temer, ex-ministras e mais de duas mil lideranças femininas reafirmam que impeachment foi golpe

 

"Foi golpe, um golpe institucional/parlamentar, misógino, de graves proporções e que se expressou nas reformas que se seguiram", diz manifesto.

Jornal GGN:

A ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff. Foto: Reprodução

Mais de duas mil mulheres assinaram um manifesto para reforçar que o impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), consequência de supostos crimes fiscais, foi golpe sim.

A iniciativa surgiu como resposta a uma publicação do ex-presidente Michel Temer (MDB) nas redes sociais, dizendo que “o País não foi vítima de golpe algum” e que “foi, na verdade, aplicada a pena prevista para quem infringe a Constituição”.

“Diante disso, nós mulheres, que constituímos a maioria da população do país, destacando estarem vivas nesse golpe nossas heranças patriarcais e a misoginia, cá estamos para, em uníssono, bradar: foi golpe, um golpe institucional/parlamentar, misógino, de graves proporções e que se expressou nas reformas que se seguiram”, diz o documento, elaborado por pela socióloga Eleonora Menicucci, pela pesquisadora Celia Watanabe e pela desembargadora aposentada Magda Biavaschi.

A ministra Anielle Franco, a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT), a deputada federal Luiza Erundia (PSOL-SP) e a jurista Carol Proner são algumas das 2.084 lideranças que apoiaram a manifestação.

Pedaladas

Em julho de 2016, o Ministério Público Federal em Brasília pediu arquivamento de uma investigação criminal sobre as chamadas “pedaladas fiscais”, como ficou conhecido o ato de atrasar repasses obrigatórios a bancos públicos de recursos para pagamento de benefícios sociais.

As investigações evoluíram, mas o crime de improbidade administrativa não foi comprovado, tanto que Dilma Rousseff mantém seus direitos políticos e poderia se candidatar a postos no Executivo ou Legislativo novamente, ao contrário dos políticos que feriram a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário