quinta-feira, 6 de agosto de 2020

O Globo: Governo Bolsonaro anuncia fim do combate a garimpos ilegais em terra indígena no Pará



Do Globo
Balsa de garimpo em Terra Indígena Yanomami. (Foto: Guilherme Gnippe/ Funai)
O Ministério da Defesa anunciou nesta quinta-feira a suspensão das operações de combate a garimpos ilegais na Terra Indígena Munduruku, no Oeste do Pará. A suspensão foi anunciada um dia após um grupo de garimpeiros protestar contra a operação e pedir ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que ela fosse suspensa. Em nota, o Ministério da Defesa disse que está trazendo uma comitiva de representantes da região para uma reunião em Brasília.
As operações de combate a garimpos ilegais no Oeste do Pará vinham ocorrendo há algumas semanas como parte da operação Verde Brasil 2, coordenada pelo Ministério da Defesa. Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vinham destruindo equipamentos e desmontando garimpos na região que é conhecida como um dos principais polos de mineração ilegal do país.
Na quarta-feira, Salles foi a Jacareacanga, um dos municípios da região, acompanhar o andamento da operação. Ao desembarcar no aeroporto da cidade, ele se encontrou com garimpeiros indígenas e não-indígenas que pediram que ela fosse suspensa. Os garimpeiros chegaram a invadir a pista e impediram a decolagem de uma aeronave militar que dava suporte à operação.
Segundo a nota enviada pelo Ministério da Defesa, as operações na Terra Indígena Munduruku foram suspensas para “reavaliação”.
“O Ministério da Defesa reitera que a Operação Verde Brasil 2, de combate a delitos ambientais na Amazônia Legal, continua em andamento. Contudo, as ações na terra indígena Munduruku, no estado do Pará, foram interrompidas para reavaliação”, diz um trecho da nota. (…)

Nenhum comentário:

Postar um comentário