segunda-feira, 25 de abril de 2022

Forças Armadas estão sendo usadas para descreditar processo eleitoral, diz Barroso

 


Para o ministro, o desfile de tanques é exemplo de intenção intimidatória e que, desde 1996, o processo eleitoral não tem nenhum episódio de fraude.

Jornal GGN:

TSE Divulgação

Há uma tentativa de levar as Forças Armadas ao ‘varejo da política’, disse o ministro Luís Roberto Barroso ao participar de seminário neste domingo. O ministro vê uma tentativa de usar as FA para atacar o processo eleitoral e que o país vê a ascensão do populismo autoritário.

Barroso pontua que os comandantes militares devem evitar a contaminação, e lembra que os representantes das Forças Armadas foram convidados pelo TSE para participarem do processo de fiscalização das urnas.

Para o ministro, o desfile de tanques é exemplo de intenção intimidatória e que, desde 1996, o processo eleitoral não tem nenhum episódio de fraude.

Outro ponto destacado é que é preciso estar atento com a politização das Forças Armadas, pois que é um risco real para a democracia. Colocou-se como crítico ferrenho da ditadura e que, nesses 33 anos de democracia não houve notícia ruim vindo das Forças Armadas.

Mas agora o quadro mudou, com Bolsonaro tentando jogar as Forças Armadas no ‘varejo da política’. Sua expectativa é de que as FA não se deixem seduzir e que o profissionalismo e o respeito às instituições prevaleçam.

O ministro evitou comentar sobre o indulto a Daniel Silveira e disse que o caso deverá voltar para a Corte. E que não pode opinar antes disso.

Barroso ainda falou sobre desinformação e instituições brasileiras aos estudantes brasileiros que moram na Alemanha. No entanto, falou de forma ampla, evitando associações com o Brasil.

Mas enfatizou que o Brasil é um dos países que passa pela ascensão do ‘populismo autoritário’ e que hoje o país passa por um momento de desprestígio internacional com o governo Bolsonaro.

Com informações de O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário