sexta-feira, 22 de março de 2024

Juliana Dal Piva: Polícia Federal deve chamar Cid para explicar áudios "vazados" que expressam a narrativa criminosa (bem aceita entre militares e bolsonaristas golpistas) contra Moraes e o STF e benefícios da delação correm risco

 

Nas gravações, Mauro Cid afirma que os investigadores da PF e do STF já teriam uma “narrativa pronta” e que teria sido obrigado a dizer coisas que não aconteceram.


Do ICL Notícias:

PF deve chamar Cid para explicar áudios e benefícios da delação correm risco

Na avaliação dos policiais, conteúdo de gravações tem potencial apenas para prejudicá-lo

A coluna apurou que a Polícia Federal analisa a possibilidade de chamar o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid, para esclarecer o conteúdo de áudios divulgados pela revista Veja na noite de quinta-feira (21).

Nas gravações, ele afirma que os investigadores já teriam uma “narrativa pronta” e que teria sido obrigado a dizer coisas que não aconteceram. O oficial também fez críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que homologou sua delação.

A coluna apurou que a PF começou a discutir uma nova convocação assim que tomou conhecimento das gravações. Cid fez os relatos a amigos após o longo depoimento prestado na semana passada.

Na avaliação dos policiais, porém, o conteúdo das gravações de Cid tem potencial apenas para prejudicá-lo já que, por lei, caso o colaborador minta ou omita ele pode perder os benefícios da delação. As informações prestadas pelo réu colaborador podem continuar a ser utilizadas na investigação.

A PF observa que o principal inquérito em andamento, que trata sobre a tentativa de golpe de estado, já possui um conjunto probatório de documentos e depoimentos com qualidade superior ao que foi revelado por Cid nos depoimentos.

Mais do que o relato de Cid, a PF possui os depoimentos dos comandantes militares detalhando as reuniões com o ex-presidente Jair Bolsonaro e a cúpula do governo anterior, além de uma grande quantidade de documentação e dados de celulares e computadores corroborando os planos golpistas.

O advogado Cezar Bitencourt enviou nota informando que os áudios são clandestinos e que “não passaram de um momento de desabafo”.

Nota da defesa de Mauro Cid

A defesa de Mauro César Barbosa Cid, em razão da matéria veiculada pela revista Veja, nesta data, vem a público afirmar que: Mauro César Babosa Cid em nenhum momento coloca em xeque a independência, funcionalidade e honestidade da Polícia Federal, da Procuradoria-Geral da República ou do Supremo Tribunal Federal na condução dos inquéritos em que é investigado e colaborador, aliás, seus defensores não subscrevem o conteúdo de seus áudios. Referidos áudios divulgados pela revista Veja, ao que parecem clandestinos, não passam de um desabafo em que relata o difícil momento e a angústia pessoal, familiar e profissional pelos quais está passando, advindos da investigação e dos efeitos que ela produz perante a sociedade, familiares e colegas de farda, mas que, de forma alguma, comprometem a lisura, seriedade e correção dos termos de sua colaboração premiada firmada perante a autoridade policial, na presença de seus defensores constituídos e devidamente homologada pelo Supremo Tribunal Federal nos estritos termos da legalidade.

 

LEIA TAMBÉM

Ex-presidente e Mauro Cid são indiciados pela PF por falsificação de certificado vacinal

Cid disse que Braga Netto mandou pedir dinheiro ao PL para financiar kids pretos

Mauro Cid recebeu nota máxima de chefe no Exército mesmo afastado e preso

Nenhum comentário:

Postar um comentário