segunda-feira, 11 de março de 2024

Na Cerimônia do Oscar, atores e diretores apontam os ataques de Israel pedem cessar-fogo em Gaza e criticaram Biden e Trump

 

O diretor de filme “Zona de Interesse“, Jonathan Glazer, que é judeu, criticou a guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza ao receber o Oscar de Melhor Filme Internacional.

Já em outubro, 55 artistas assinaram uma carta endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedindo pelo cessar-fogo imediato

Do iclnoticias.com.br



Ao receber o Oscar de Melhor Filme Internacional, neste domingo (10), o diretor de “Zona de Interesse“, Jonathan Glazer, criticou a guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. Glazer, que é judeu, declarou que o Holocausto foi “sequestrado” por uma ocupação – dando a entender que o governo israelense usa o massacre de judeus na 2ª Guerra Mundial como forma de se blindar das críticas às ações na Faixa de Gaza– que levou “tantas pessoas inocentes” para um conflito. Disse que os atingidos pelos ataques do Hamas e de Israel na Faixa de Gaza são vítimas de desumanização.

Glazer foi aplaudido. Eis a a fala do diretor:

“Todas as nossas escolhas foram feitas para refletir e nos confrontar no presente. Não para dizer ‘olhe o que fizeram na época, mas para olhar o que fazemos agora’. Nosso filme mostra como a desumanização leva ao pior. Neste momento, estamos aqui como homens que refutam seu judaísmo e o Holocausto que foi sequestrado por uma ocupação que levou tantas pessoas inocentes para um conflito. As vítimas do 7 de Outubro em Israel e do ataque em curso em Gaza são vítimas da desumanização. Como podemos resistir?”..

Além do diretor de “Zona de Interesse”, vários famosos passaram pelo tapete vermelho do Oscar com um broche vermelho em protesto contra os ataques de Israel à Palestina e pedindo o cessar-fogo na região. Billie Eilish e o irmão Finneas O’Connell, Mark Ruffalo, entre outros, levaram no peito sua posição quanto ao conflito.

Também Ramy Youssef, que interpreta um cientista em “Pobres Criaturas”, se pronunciou sobre o assunto.

“Queremos o cessar-fogo imediato e permanente em Gaza. Queremos paz e justiça pelas pessoas na Palestina”, disse Youssef à revista americana Variety. “É uma mensagem universal de ‘parem de matar crianças’.”

“Muitos artistas vão estar usando esse broche nesta noite. Esse é um espaço de corações falantes”, ele acrescentou.

Em outubro, 55 artistas assinaram uma carta endereçada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedindo pelo cessar-fogo imediato em Gaza. O país é historicamente aliado de Israel. Entre os signatários, estavam estrelas como Mark Ruffalo, Joaquin Phoenix, Cate Blanchett, Jon Stewart e Kristen Stewart, entre outros.

Do lado de fora do Teatro Dolby, em Los Angeles, onde acontece a cerimônia da entrega do Oscar, manifestantes faziam um ato contra o massacre que Israel impõe a Gaza..

Nenhum comentário:

Postar um comentário