terça-feira, 3 de outubro de 2017

Tirar direitos não basta; eles querem é escravidão



lerelere
Mil vezes mais obsceno que o “peladão” do MAM em São Paulo é a manchete da editoria de “Mercado” da Folha. Não dá para mostrar para crianças:
O Brasil não é capitalista, ou pelo menos não na medida que americanos esperavam depois da reforma trabalhista costurada pelo Planalto no governo Michel Temer.
Empresários, investidores, advogados, consultores e representantes do setor bancário saíram um tanto frustrados de um encontro na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, na semana passada, em Nova York, alguns deles com mais perguntas do que respostas na cabeça.
“Então quer dizer que ainda não vamos poder reduzir salários? Isso é a coisa mais anticapitalista que existe”, reclamou Terry Boyland, da CPQI, empresa que presta serviços de tecnologia a bancos na América Latina. “E se perdermos dinheiro? Vamos também dividir os prejuízos?”
Isabel Bueno, sócia da Mattos Filho, firma de advocacia que organizou o encontro, concordou diante de uma sala lotada. “Não é capitalista.”
Empresários, no caso, imaginavam poder terceirizar funcionários da forma como quisessem, reduzir salários e driblar processos trabalhistas, mas viram que não será o mar de rosas que vislumbravam com a “maior reforma do setor em 50 anos”, como resumiu um convidado.
Um dos principais fatores de desilusão, aliás, é a dificuldade de terceirizar trabalhadores. Muitos, no caso, pretendiam demitir e recontratar os mesmos funcionários de prestadoras de serviços, mas não gostaram de saber que a lei impõe uma quarentena de um ano e meio.

Todos yuppies, arrumadinhos, roupas de grife e não apenas a anos-luz da realidade do povo brasileiro, mas a igual distância de considerá-los  seres humanos. Idem, aliás, longe da moralidade, porque a única que conhecem é a do dinheiro.
Porque só mesmo sendo alguém desumano se pode defender que um trabalhador seja “chutado” para a rua sem nenhum direito, ou que tenha seu salário reduzido arbitrariamente ou por uma falsa terceirização, que equivale a ter “empregado de aluguel.
Só do que gostaram é do empregado ter de pagar para entrar com ações trabalhistas ou indenizatórias de danos morais sofridos no trabalho.
Acham “lindo” comparar com os Estados Unidos, fazendo silêncio sobre o fato de que para lá se drenam os recursos e as riquezas de todo o mundo e, por isso, mesmo com todos o barbarismos que há por lá (como não ter saúde pública e o sinistro direito de poder comprar à vontade rifles automáticos como o usado em Las Vegas), isso permite que não seja uma seja um completo desastre, apesar de ser o pior, entre os países ricos, em seus ” seus níveis nacionais de pobreza, analfabetismo, desemprego e expectativa de vida“.
É uma elite apátrida, desumana, atrasada como a dos senhores de engenho que mandavam seus filhos estudarem em Coimbra. Pior ainda, os mandam fazer compras em Miami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário