quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

EUA começam a votar impeachment do modelo e ídolo de Bolsonaro, Donald Trump





Processo tem início na Câmara dos Deputados, e pode afetar as eleições norte-americanas de 2020
Jornal GGN A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos deu início à votação da abertura do processo de impeachment contra o presidente Donald Trump. Estão em análise a aprovação ou não das duas acusações apresentadas pela Comissão de Justiça – abuso de poder e obstrução do Congresso.
Segundo informações do jornal O Globo, as acusações contra o atual presidente norte-americano estão ligadas às denúncias de que Trump teria pressionado o governo da Ucrânia para investigar o ex-vice-presidente Joe Biden, que pode ser seu rival nas próximas eleições presidenciais. Em conversas com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, Trump falou sobre a investigação contra Biden, com foco nos negócios do filho dele, Hunter, no setor de energia do país.
A discussão deve levar em torno de seis horas, com tempo dividido entre republicanos e democratas. Caso o processo seja aberto com o voto da maioria simples dos deputados, esta será a terceira vez que um presidente dos Estados Unidos será julgado no Senado.
Trump acredita que sofrerá uma derrota na Câmara, uma vez que os democratas possuem maioria desde as eleições legislativas de 2018 – mas a decisão de votar a favor da manutenção do processo pode ter um custo político nas próximas eleições, uma vez que 31 das 41 novas cadeiras conquistadas pelos democratas eram em distritos onde Trump venceu e ainda detém apoio.
O presidente também conta com a maioria no Senado (53 dos 100 senadores são republicanos) para seguir no poder, e acredita que o processo vai ajudar a mobilizar sua base de eleitores na eleição presidencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário