terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O neolberalismo dizimador em xeque



Do 247:

FABRICE COFFRINI

A verdade nua e crua é que a conversa fiada do neoliberalismo fez foi aprofundar o fosso social no mundo inteiro. De acordo com a OXFAM, ONG britânica ramificada em mais de 90 países, apenas 8 bilionários concentram metade da riqueza mundial (eram 62 ). Esse super-ricos põem na conta bancária o equivalente ao que 3,6 bilhões de pessoas colocam no bolso para sobreviver


Artigo de Sebastião Costa


Nasceu atraente feito um galã de cinema. forte como uma dama de ferro.

Margaret Thatcher na Europa, Reagan nos EEUU
Seguiu pela América Latina, com o mexicano Salinas, Menem na Argentina, Pinochet no Chile e no Brasil, Collor e FHC.

Todos comprometidos até a medula com os dogmas da direita mundial e sem uma gota de sensibilidade social
Vale informar, que alguns líderes latino-americanos, Lula, Correia, Evo, Chavez, que rezam no catecismo da esquerda, rumaram por outras veredas e elevaram o padrão de vida dos pobres de seus países.
A conversa do neoliberê era muito bonita: Recolhe-se o Estado e deixa o mercado resolver.

A famosa teoria do "trickle-down", o "gotejamento" que transborda dos mais ricos para os mais pobres, iria distribuir renda, reduzindo as desigualdades sociais
Mas, parece que finalmente os adoradores do Deus mercado deram o braço a torcer e admitiram que essa história de neoliberalismo era mesmo conversa pra boi dormir e encher o bolso deles às custas da pobreza e miserabilidade que se espalhou pela Europa EEUU e América Latina
Pois não é que, às vésperas do Fórum Econômico Mundial, um relatório dos organizadores fala em "uma nova agenda de crescimento e desenvolvimento"; e que é necessário "padrões medianos de vida –isto é, o povo – no centro das estratégias nacionais de desenvolvimento e da integração econômica internacional".

Neoliberalismo preocupado com povo? Onde já se viu! Tá mais pra Porto Alegre do que Davos.
Tem mais: quem abriu o Fórum foi Xi Jimping, líder do 'continente' chinês, com a economia fortemente monitorada pelas garras do Estado e sem dar a mínima para essa 'besteira' de democracia , inventada pela elite econômica pra manter em suas mãos os cordões que movem a política de quase todos países do mundo ocidental
Até o criador do Forum Mundial Econômico, Klaus Shwab andou entregando os pontos: "Está claro que, hoje, as coisas não estão indo bem para essa visão aberta e pragmática de progresso. Líderes têm sido demonizados como 'a elite'. A retórica antiglobalização está ameaçando a economia colaborativa e as estruturas comerciais..."
A verdade nua e crua é que a conversa fiada do neoliberalismo, fez foi aprofundar o fosso social no mundo inteiro. De acordo com a OXFAM, ONG britânica ramificada em mais de 90 países, apenas 8 bilionários concentram metade da riqueza mundial (eram 62 ). Esse super-ricos põem na conta bancária o equivalente ao que 3,6 bilhões de pessoas colocam no bolso para sobreviver.
No nosso país, esse time cai para 6 brasileiros abocanhando US$78 bilhões, que correspondem à renda de 100 milhões de pobres e miseráveis que vão conviver nos próximos 20 anos numa penúria social sem precedentes na história do país.
E lá no frio dos Alpes suíços, enquanto o anfitrião do evento, Klaus Shwuab reconhece a falência do projeto neoliberal, e o próprio FME areja seu discurso com propostas de alcance social, o ministro Henrique Meirelles leva na bagagem a mensagem do governo Temer de mais privatizações, arrocho econômico e sufocamento das camadas mais vulneráveis da sociedade brasileira.
Lembranças do Brasil de Collor e FHC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário