
Em editorial no dia 15 de julho, veículo de Glenn Greenwald alertou que recebeu, de fontes próximas, informações de que a PF planejava a prisão de um suposto hacker que confessaria ter adulterado as conversas de Moro e procuradores da Lava Jato com o objetivo de descredibilizar as matérias da Vaza Jato; nesta terça-feira (23), quatro pessoas foram detidas
“Apesar da abundância de provas da autenticidade do material, publicadas pelos diferentes veículos, diversas fontes disseram ao Intercept ao longo dos últimos dias que a Polícia Federal, durante o afastamento do ministro Sergio Moro, está considerando realizar essa semana uma operação que teria como alvo um suposto ‘hacker’, que supostamente seria a fonte do arquivo. Esse suposto hacker seria estimulado a “confessar” ter enviado o material ao Intercept e que esse material teria sido adulterado”, explicou o site no texto.
A prisão de supostos hackers não ocorreu naquela semana, mas apenas alguns dias depois. Nesta terça-feira (23), a Polícia Federal do Distrito Federal deflagrou uma operação em Araraquara, Ribeirão Preto e São Paulo com o objetivo de conseguir provas e prender suspeitos de cometerem crimes cibernéticos. Oficialmente, a PF não deu detalhes sobre a operação e sequer citou o ministro Sérgio Moro, mas Fórum apurou que o objetivo era alcançar suspeitos de terem invadido o celular do ex-juiz.
Ao todo, foram detidas, de acordo com a PF, quatro pessoas. Uma delas, de Araraquara, segue foragida e seu apelido seria Vermelho. De acordo com fontes locais, Vermelho seria um estelionatário, envolvido com tráfico de drogas e não teria “cacife” para fazer parte de um esquema de invasão de celular de autoridades.
Depois da notícia da operação da PF vir à tona, o editor do The Intercept Brasil, Leandeo Demori, postou novamente o editorial em que alertam para a “falsa” prisão que estaria sendo planejada e disparou: “Só pra lembrar: nem tentem descredibilizar o arquivo. Não lutem contra os fatos, todos empilhados aqui”.
Só pra lembrar: nem tentem descredibilizar o arquivo. Não lutem contra os fatos, todos empilhados aqui. https://t.co/TVKPQI1Eqe— Leandro Demori (@demori) July 23, 2019
SIGA Et Urbs Magna
Nenhum comentário:
Postar um comentário