terça-feira, 9 de abril de 2024

Daniela Lima viraliza desmascarando o parasita pró-extrema-direita Elon Musk e a “armadilha” golpista da ultradireita

 

Para Daniela Lima, dono do X, age como "cavalo de troia" da ultradireita que espalha teorias da conspiração pelo mundo; assista


Jornal GGN:

A jornalista Daniela Lima viralizou nas redes sociais nesta segunda (8) com um trecho de seu programa na GloboNews, em que comenta o embate entre Elon Musk, o bilionário dono do X (antigo Twitter), e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

No dia anterior, Moraes inseriu Musk como investigado no inquérito 4874, pela “dolosa instrumentalização criminosa” do X em favor de perfis bolsonaristas investigados no STF.

Em seu comentário na TV fechada, que foi compartilhado por vários internautas e políticos como Lindbergh Farias e Randolfe Rodrigues, Daniela Lima lembra que Musk faz o jogo da extrema-direita mundial e isso alarmou as instâncias superiores.

No Brasil, a ultradireita que orbita em torno do bolsonarismo tem se destacado por pregar falsamente que o País vive uma ditadura do judiciário. Musk, por sua vez, endureceu o discurso e tem afirmado que não vai mais obedecer ordens judiciais que mandam “censurar” perfis que atacam a lisura do processo eleitoral ou compartilham outras fake news sob o manto da “liberdade de expressão”.

Para Daniela Lima, “a partir do momento em que Elon Musk entra [nessa jogada], as cortes superiores entendem que essa articulação internacional com base em teoria da conspiração encontrou terreno frutífero. Quando você tem um personagem como esse disposto a ser cavalo de troia de uma teoria que vai se auto cumprir – porque à medida em que ele esticar a corda e passar a desobedecer ordem judicial, atacar instituições e fazer pregações falsas, o que restará à Justiça? Reagir. E o que ele vai gritar? ‘Estamos sendo perseguidos. Vejam como a liberdade de expressão está em ameaça no Brasil’. Esse é o raciocínio que se põe. É uma armadilha, e não é armadilha pequena”, analisou.

No domingo (7), em publicação no Instagram, Daniela Lima fez um desabafo sobre como é fazer jornalismo em tempos de negacionismo latente e ataques aos profissionais de imprensa.

“A gente tá fazendo o que dá em tempos muito duros, muito desafiantes. Tempos em que as pessoas não diferenciam fato de análise e análise de opinião. Elas nem se preocupam em tentar. Em que muita gente prefere viver num universo paralelo, bater palma pra maluco, fazer ciranda para bilionário mimado ditar o que vc vê, quando, por quanto tempo e com que intensidade. Quem tá fazendo jornalismo por vocação tá fazendo com teimosia e custo pessoal. Tá fazendo com sangue, suor e muita lagrima. É uma profissão ingrata”, desabafou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário