terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

O tenebroso General Heleno, os massacrados no Haiti pelos soldados por ele comandado e a denúncia feita contra ele na ONU: entenda o ódio do general a Lula e à Democracia e a adulação que faz a Bolsonaro



Do Canal Critica Brasil:


A verdade inconveniente sobre a atuação do general Augusto Heleno no Haiti. Por Donato

 

General Augusto Heleno
Repleto de militares, o futuro governo tem se apegado à boa imagem que a missão de paz da ONU comandada pelo Brasil no Haiti tem perante a opinião pública.
Já são cinco os oficiais que atuaram naquele país que estava às portas de uma guerra civil após a deposição de Jean-Bertrand Aristide que farão parte do time de Bolsonaro.
Tendo atuado durante 13 anos no Haiti, as forças brasileiras sempre gozaram de uma propaganda positiva a enaltecer o sucesso da empreitada. Nesse período, o já esfacelado Haiti ainda enfrentou um terremoto e um furacão.
Estar auxiliando no resgate de vítimas em situações de desastres naturais associado à mitológica crença de incorruptibilidade dos militares resultou numa imagem brilhantemente polida, que tem sido explorada agora nas apresentações dos nomeados.
Nem tudo foi tão pacífico e eficiente como vendem por estas bandas. Pelo menos uma operação ocorreu mais nos moldes que conhecemos, praticados por forças militares em favelas brasileiras.
Em 2005, o general Augusto Heleno liderou uma operação de invasão no bairro de Cite Soleil, em Porto Príncipe. O bairro é tão pobre que é similar às favelas daqui.
Comandando soldados brasileiros e também de outras nações, o general esteve à frente do episódio que vários grupos de direitos humanos hoje classificam de ‘massacre’.
O relatório oficial sobre a operação relata um saldo de seis mortes no episódio. A agência Reuters, no entanto, fez uma profunda investigação e publicou um especial revelando que massacre é mesmo o termo mais adequado.
Foram entrevistados diplomatas, trabalhadores de ONGs, autoridades haitianas, moradores. A agência ainda teve acesso a telegramas diplomáticos dos EUA e relatórios da ONU.
Naquele dia 6 de julho de 2005 foram disparados nada menos que 22 mil tiros. Só por aí já se tem uma dimensão do episódio. Um relatório da diplomacia fala em 70 mortes, mas o número pode passar da centena. Dezenas de inocentes morreram ao ficarem no fogo cruzado. Muitas vítimas eram mulheres e crianças.
Temos informações confiáveis ​​de que mataram um número indeterminado de moradores desarmados de Cite Soleil, incluindo vários bebês e mulheres”, disse à época o coordenador de uma ONG, Renan Hedouville.
O caso precisa ser trazido à tona, pois o general Augusto Heleno será o principal assessor de segurança nacional de Bolsonaro. Foi Augusto Heleno um dos primeiros a aplaudir, no ano passado, uma declaração do colega de farda, Hamilton Mourão, que defendia a possibilidade de intervenção militar em razão da crise política no Brasil.
Bem, a intervenção veio (ao menos no Rio de Janeiro), Mourão tornou-se vice-presidente da república e Augusto Heleno comandará o GSI. Tudo isso num país onde já temos 64.000 assassinatos por ano, sendo a maior parte cometida contra negros e pobres.
No Rio, a intervenção piorou diversos índices. Tanto o número de pessoas mortas pelas forças de segurança como o de mortes violentas, aumentaram. Portanto a chegada ao poder federal de tantos militares (e de Augusto Heleno em particular) em nada traz alento.
“A Minustah (como foi batizada a missão da ONU) não conseguiu estabelecer segurança e estabilidade aquiPor mais que possamos pressionar a ONU e os brasileiros a adotar a abordagem mais vigorosa necessária, não acredito que, no final, eles estejam à altura da tarefa“, escreveu o então embaixador dos EUA no Haiti, James B. Foley, em um telegrama de 1º de junho de 2005.
Estabelecer segurança foi a promessa número 1 de Bolsonaro.
O general Augusto Heleno é defensor da ditadura, é pródigo em afirmações do tipo ‘direitos humanos devem ser para humanos direitos’, já declarou que o Brasil está se tornando um ‘país narcotraficante’ que exige medidas agressivas. Bem, chegar atirando em inocentes não é um modus operandi somente agressivo. É nefasto. Não seria novidade por aqui, mas não precisamos que piore ainda mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário