quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

New York Times: o esforço dos cardeais conservadores do partido democrata, ligados aos mais ricos e aos poderosos de sempre, para tentar inviabilizar a candidatura de Bernie Sanders






Do NY Times




Entrevistas com dezenas de funcionários do Partido Democrata, incluindo 93 superdelegados, encontraram uma oposição esmagadora em entregar a indicação a Sanders se ele não tiver a maioria dos delegados.



O senador Bernie Sanders, que falou em um comício de campanha em Myrtle Beach, SC, na quarta-feira, disse que o candidato com o maior número de delegados das primárias deve ser o candidato presidencial do partido. Crédito: Erin Schaff / The New York Times



WASHINGTON – A presidente da Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, e o senador Chuck Schumer, líder da minoria, ouvem alertas constantes de aliados sobre as perdas do congresso em novembro, se o partido indicar Bernie Sanders para presidente. Os membros da Casa Democrática compartilham seus medos de Sanders nas cadeias de mensagens de texto. Bill Clinton, em ligações com velhos amigos, fala sobre o partido ser derrotado nas eleições gerais.

E as autoridades dos partidos nacionais e estaduais estão cada vez mais preocupadas com as primárias fragmentadas na Super Terça e além , onde o liberal Sanders exclui candidatos moderados que coletivamente ganham mais votos.

Dezenas de entrevistas com líderes do establishment democrata nesta semana mostram que eles não estão apenas preocupados com a candidatura de Sanders, mas também estão dispostos a arriscar danos intrapartidários para interromper sua indicação na convenção nacional em julho, se tiverem a chance. Desde a vitória de Sanders no caucus de Nevada, no sábado , o The Times entrevistou 93 funcionários do partido – todos superdelegados, que poderiam ter uma opinião sobre o candidato na convenção – e encontrou uma oposição esmagadora ao entregar a indicação ao senador de Vermont, se ele chegasse. com o maior número de delegados, mas ficou aquém da maioria .

Tal situação pode resultar em uma convenção intermediada, uma batalha política complicada, como os democratas não vêem desde 1952, quando o candidato era Adlai Stevenson .



“Estamos muito, muito além do dia em que os líderes partidários podem determinar um resultado aqui, mas acho que há uma conversa vibrante sobre se há algo que pode ser feito”, disse Jim Himes, congressista e superdelegado de Connecticut, que acreditava que o candidato deveria ter a maioria de delegados.

Da Califórnia às Carolinas, e Dakota do Norte a Ohio, os líderes do partido dizem que temem que Sanders, um socialista democrático com apoio apaixonado, mas limitado até o momento , perca para o presidente Trump e arraste candidatos moderados da Câmara e do Senado. afirma com sua agenda de esquerda do “Medicare for all” e faculdade pública gratuita de quatro anos.

Sanders e seus conselheiros insistem que o oposto é verdadeiro – que suas ideias gerarão grande entusiasmo entre os jovens e os eleitores da classe trabalhadora e levarão a uma participação recorde. Tais esperanças ainda não foram confirmadasem concursos de indicação até agora.

Jay Jacobs, presidente do Partido Democrata do Estado de Nova York e superdelegado, ecoando muitos outros entrevistados, disse que os superdelegados deveriam escolher um candidato que acreditassem ter a melhor chance de derrotar Trump se nenhum candidato ganhar a maioria dos delegados durante as primárias. Sanders argumentou que ele deveria se tornar o candidato na convenção com uma pluralidade de delegados, para refletir a vontade dos eleitores, e que negá-lo a indicação enfureceria seus apoiadores e dividiria o partido nos próximos anos.

“Bernie quer redefinir as regras e apenas diz que ele precisa de uma pluralidade”, disse Jacobs. “Acho que não compramos isso. Eu não acho que o mainstream do Partido Democrata compra isso. Se ele não tem maioria, é lógico que ele pode não se tornar o candidato. ”



Este artigo é baseado em entrevistas com os 93 superdelegados, de um total de 771, bem como com estrategistas partidários e assessores dos democratas seniores sobre o pensamento dos líderes partidários. A grande maioria dos superdelegados – cujas fileiras incluem autoridades eleitas federais, ex-presidentes e vice-presidentes e membros do DNC – previu que nenhum candidato conseguiria a indicação durante as primárias e que haveria uma convenção intermediária em julho para escolher um candidato .
Em uma reflexão da cautela do estabelecimento em relação a Sanders, apenas nove dos 93 superdelegados entrevistados disseram que Sanders deveria se tornar o candidato puramente com base em chegar à convenção com uma pluralidade, se ele não tivesse maioria.



“Tive 60 anos de experiência com delegados democratas – acho que eles não farão nada disso”, disse o ex-vice-presidente Walter Mondale, que é superdelegado. “Cada um deles fará o que quiser e, de alguma forma, resolverá o problema. Deus sabe como.
Quanto ao seu próprio voto, Mondale, o candidato presidencial democrata de 1984, disse: “Eu voto na pessoa que acho que deveria ser presidente”.



Resultados das eleições primárias democráticas 2020

Veja quantos delegados estão disponíveis em cada estado.
– Ex-vice-presidente Walter Mondale



Embora não haja um amplo esforço público em andamento para minar Sanders, deter a sua ascensão emergiu como o tópico dominante em muitos círculos democratas. Alguns estão tentando agir bem antes da convenção: desde que Sanders venceu os caucuses de Nevada no sábado, quatro doadores entraram em contato com o ex-representante Steve Israel, de Nova York, para perguntar se ele pode sugerir alguém para administrar um super PAC destinado a bloquear Sanders. Ele recusou a oferta deles.
“As pessoas estão preocupadas”, disse o ex-senador Chris Dodd, de Connecticut, ex-presidente do Comitê Nacional Democrata que em outubro endossou o ex-vice-presidente Joseph R. Biden Jr. “Como você pode passar quatro ou cinco meses esperando não precisar um adesivo de carro daquele cara no seu carro. ”

Essa ansiedade levou até superdelegados a sugerir idéias que parecem arrancadas das páginas de um drama político .

Nas últimas semanas, os democratas fizeram um fluxo constante de ligações para o senador Sherrod Brown, de Ohio, que optou por não concorrer à presidência há quase um ano , sugerindo que ele pode emergir como candidato a cavaleiro branco em uma convenção intermediada – em parte sobre a teoria para que ele possa levar seu estado de origem em uma eleição geral.

“Se você pudesse ir a uma convenção e escolher Sherrod Brown, isso seria maravilhoso, mas é mais como um romance”, disse o representante Steve Cohen, do Tennessee. “A presidência de Donald Trump é como uma história de horror; portanto, se você pode ter uma história de terror, também pode ter um romance.”




Outros estão pedindo ao ex-presidente Barack Obama que se envolva na intermediação de uma trégua – entre os quatro candidatos moderados ou entre os Sanders e as alas do establishment, segundo três pessoas familiarizadas com essas conversas.




William Owen, membro do DNC do Tennessee, sugeriu que, se Obama não quisesse, sua esposa, Michelle , poderia ser nomeada vice-presidente, dando ao partido uma figura que eles poderiam apoiar.

“Ela é a única pessoa que consigo pensar que pode unificar a festa e nos ajudar a vencer”, disse ele. “Esta eleição é sobre salvar o experimento americano como uma república. É também sobre salvar o mundo. Esta não é uma eleição comum.

Pessoas próximas a Obama dizem que ele não tem intenção de se envolver na disputa principal , vendo seu papel como menos realizador do que como figura unificadora para ajudar a curar as divisões partidárias quando os democratas escolherem um candidato. Ele também acreditava que o Partido Democrata não deveria se envolver em políticas de sala cheia de fumaça, argumentando que esse tipo de acordo o impediria de obter a indicação quando concorreu contra Hillary Clinton em 2008.
– William Owen, membro do DNC do Tennessee

Funcionários do Comitê Nacional Democrata sustentam que é altamente improvável ir à convenção sem um candidato garantido. Historicamente, os superdelegados sempre apoiaram o candidato que venceu os delegados mais prometidos, que resultam de vitórias nas primárias e nas turmas. Embora esses delegados sejam proporcionados com base nos resultados dessas eleições, eles não estão juridicamente vinculados – o que significa que eles são tecnicamente livres para alterar seus votos à medida que a corrida avança.
Nos últimos dias, tanto Biden quanto a senadora Elizabeth Warren, de Massachusetts, disseram que Sanders não deveria se tornar candidato se ele chegasse à convenção com pouca maioria de delegados. “Bernie ajudou muito a escrever essas regras”, disse Warren durante um fórum da CNN na noite de quarta-feira. “Não vejo como ele pensa que pode mudá-los agora que acha que há uma vantagem para ele”.
Pouco menos de 3% dos delegados foram alocados na corrida até agora , e Sanders, é claro, pode ganhar a maioria , fazendo dele o candidato. Mas, embora Sanders tenha demonstrado impulso na corrida, ganhando o maior número de votos em cada uma das três primeiras competições, ele ainda precisa mostrar que pode expandir sua coalizão o suficiente para colocar sua campanha no caminho de capturar a maioria dos delegados. Como resultado, alguns membros da própria campanha de Sanders prevêem uma possível convenção intermediada.




O argumento de Sanders e seus aliados – de que uma pluralidade de delegados deve ser suficiente para conquistar a indicação – é um padrão diferente do estabelecido nas regras do partido que sua equipe ajudou a elaborar há dois anos. Também é uma reversão da postura deles em 2016 , quando Sanders incentivou os superdelegados a apoiá-lo sobre a sra. Clinton, que garantiu a maioria dos delegados prometidos.
“A vontade do povo deve prevalecer”, disse ele quando perguntado durante o debate da semana passada se o candidato com os delegados mais prometidos deveria ser o candidato democrata. “A pessoa que tem mais votos deve se tornar o candidato.”

Os apoiadores de Sanders disseram que impedi-lo de nomear se ele tivesse o maior número de delegados repeliria os progressistas e entregaria um segundo mandato a Trump.



“Se Bernie conseguir uma pluralidade e ninguém mais estiver perto, e os superdelegados ponderarem e disserem: ‘Sabemos melhor do que os eleitores, acho que será um grande problema” “, disse a representante Pramila Jayapal, do estado de Washington, que apoia Sanders que é co-presidente do Congresso Progressivo Caucus.
– Jane Kleeb, presidente democrata do Nebraska

Uma convenção bagunçada não apenas arriscaria alienar uma parte considerável da base democrata que apóia Sanders, como também daria aos republicanos munição para usar nas eleições gerais.
“Não precisamos nos assustar”, disse Jane Kleeb, presidente do Democratas do Nebraska , que ajudou a escrever as regras de nomeação presidencial dos democratas e apoiou Sanders em 2016. “Não devemos ser eleitores duvidosos. Se é isso que nossos líderes partidários farão, você verá a rebelião não apenas na corrida presidencial, mas também nas corridas menos votadas. ”




Outros membros do partido vêem Sanders como uma ameaça existencial que consideram impedi-lo de ganhar a indicação como menos arriscado do que uma luta em uma convenção pública. Muitos temiam que colocar Sanders no topo da multa pudesse custar aos democratas os ganhos políticos da era Trump, um período em que o partido conquistou o controle da Câmara, tomou as mansões do governador em estados de um vermelho profundo e revirou os estados em todo o país.

“Bernie parece ter declarado guerra ao Partido Democrata – e causou pânico nas fileiras da Câmara”, disse o representante Josh Gottheimer, de Nova Jersey, um defensor do ex-prefeito Michael Bloomberg, de Nova York. Pesquisas privadas do distrito de Gottheimer, no norte de Nova Jersey, por exemplo, mostram uma diferença de dois dígitos nos índices de aprovação de Trump e Sanders.



A representante Veronica Escobar, do Texas, disse que se Sanders chegasse à convenção com 40% dos delegados, não seria suficiente convencê-la a votar nele na segunda votação.
“Se 60% não está com Bernie Sanders, acho que isso diz alguma coisa, realmente digo”, disse ela.
Os resultados nos concursos da Super Terça-Feira devem dar aos democratas uma forte indicação de para onde o concurso de indicação está indo.
– Representante Veronica Escobar do Texas
Se Sanders ganhar muito nos 16 estados e territórios que abrigam primárias e caucuses na Super Terça-feira da próxima semana, ele poderá estar no caminho dos 1.991 delegados prometidos necessários para capturar a indicação na primeira votação na convenção do partido. Mas se a votação da Super Terça-feira for dividida entre Sanders e dois ou mais rivais, o senador de Vermont poderá se encontrar com mais delegados do que a competição, mas não o suficiente para vencer a indicação.



Sob as regras atuais, a convenção passaria para uma segunda votação. Nessa votação, todos os 3.979 delegados prometidos e 771 superdelegados teriam liberdade para votar em qualquer candidato que escolherem.

Isso daria aos delegados democratas uma enorme quantidade de poder para determinar o candidato, iniciando uma feroz rodada de disputas entre os candidatos para conquistar mais de 2.375,5 delegados e superdelegados. (Os superdelegados do Democratas no Exterior contam com meio voto cada.)

“É um mini processo primário em andamento”, disse Leah Daughtry, que administrou as convenções de 2008 e 2016 do partido. Ela vem alertando os doadores democratas sobre a perspectiva de uma convenção contestada há quase um ano. “Se você não tem uma operação política que o levará a uma segunda votação, o que você fará em geral?”

As campanhas já estão elaborando estratégias sobre como lidarão com uma prolongada batalha de convenções. Os superdelegados também estão atualizando as regras: Pelosi convidou os democratas da Câmara para uma reunião na sede da DNC na quinta-feira para revisar os detalhes do processo da convenção.

“Qualquer que seja a atmosfera, e eu espero que todos digam, não importa quem seja o candidato a presidente, abraçamos de todo o coração essa pessoa”, disse ela, em uma reunião privada na quarta-feira de manhã, de acordo com um assessor na sala. .

De acordo com uma pessoa familiarizada com as conversas particulares, Schumer disse às pessoas que até agora ficou fora do primário porque muitos membros de seu grupo estavam concorrendo. Ele argumentou que havia uma escola de pensamento que você precisava para conquistar a base e uma que precisava atrair novos eleitores, e disse que ele ainda não sabia qual candidato seria capaz de atingir esses objetivos.

Vários superdelegados sonham com um candidato a salvador que não está atualmente na corrida, talvez o Sr. Brown, ou talvez alguém que já tenha desistido da corrida, como o senador Kamala Harris, da Califórnia.




O representante Don Beyer, da Virgínia, lançou uma rede ainda mais ampla, sugerindo senadores da Virgínia e Delaware, juntamente com Pelosi, como possíveis candidatos.

“Em algum momento você poderia imaginar dizendo: ‘Vamos buscar Mark Warner, Chris Coons, Nancy Pelosi'” “, disse ele, enquanto se preparava para apresentar o ex-prefeito Pete Buttigieg de South Bend., Ind., Em um evento de campanha perto de seu casa no domingo. “Alguém que poderia vencer e todos nós poderíamos ficar para trás e comemorar.”





Nosso Guia Eleitoral para 2020
Atualizado 26 de fevereiro de 2020

  • O mais recente

    • Mesmo se Joe Biden vencer na Carolina do Sul, sua falta de recursos nos estados que votam na próxima semana na Super Terça-feira apresenta um desafio assustador .

  • Resultados Nevada


  • Contagem de delegados


  • Conheça os candidatos

    • Saiba mais sobre os candidatos presidenciais democratas.

    Joe Biden


    Michael Bloomberg


    Pete Buttigieg


    Tulsi Gabbard


    Amy Klobuchar


    Bernie Sanders


    Tom Steyer


    Elizabeth Warren

Nenhum comentário:

Postar um comentário