segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Pesquisa aponta Brasil como país de maior crescimento da mais violenta e estúpida extrema-direita

 País registra mais de 530 células extremistas, em especial no Sul e Sudeste; eleição de Bolsonaro fez do país “Disneylândia do neonazismo”

Do Jornal GGN:

Agência Brasil

O Brasil é o país onde o número de grupos ligados à extrema-direita tem avançado com mais intensidade em todo o mundo, segundo dados divulgados pela ONG Anti-Defamation League (ADL).

Monitoramento do Observatório da Extrema Direita (formado por acadêmicos de mais de dez universidades brasileiras e de outros países) e de pesquisa da professora Adriana Dias, da Universidade de Campinas (Unicamp), mostra que esses grupos estão concentrados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em entrevista ao jornal O Globo, Michel Gherman, membro do Observatório da Extrema Direita, professor de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Instituto Brasil-Israel, afirma que a eleição de Jair Bolsonaro em 2018 fez do Brasil uma “Disneylândia do neonazismo”, uma vez que aqueles que defendem o extremismo ficam mais à vontade para fazê-lo.

São Paulo é o estado com maior presença de grupos extremistas: 137, sendo que 51 estão na capital. Cidades como Piracicaba, Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos também registram a presença desses grupos.

No Brasil, mais de 530 células extremistas foram registradas. Elas se dividem em ideologias que vão do catolicismo radical ao neo-paganismo racista, passando pela negação do Holocausto, Hitlerista/Nazista, Fascismo e Ultranacionalista Branco, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário