quinta-feira, 15 de junho de 2023

Para agradar Sérgio Moro, Deltan Dallagnol tirou Laura Tessler do interrogatório de Lula

 

Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima discutiram um meio de remover a procuradora Laura Tessler da audiência de Moro com Lula, depois que o ex-juiz reclamou do desempenho dela por não se alinhar à sua perseguição e a da Lava Jato ao então ex-presidente



Jornal GGN Novas mensagens do dossiê Intercept, agora divulgadas pelo jornalista Reinaldo Azevedo, na noite de quinta (20), provam que os pedidos do ex-juiz Sergio Moro aos procuradores de Curitiba eram executados como se fossem uma ordem.

Conversa no Telegram entre Deltan Dallagnol e o ex-procurador Carlos Fernando dos Santos Lima – ele se aposentou do Ministério Público Federal para abrir seu próprio escritório de advocacia, focado em compliance – atestam que, após reclamação de Moro, uma procuradora da República foi excluída do depoimento que Lula prestaria sobre o caso triplex.

O Intercept já havia divulgado, na primeira leva de reportagens sobre a Vaza Jato, que Moro pediu a Dallagnol que a procuradora Laura Tessler passasse por um “treinamento”, porque o então juiz a considerou muito “fraca” para participar dos interrogatórios do processo de Lula.

Agora, revela-se que Dallagnol discutiu a mensagem de Moro com Carlos Fernando. Os dois deletaram a conversa para que nenhum outro procurador pudesse ter acesso. Além disso, decidiram fazer uma reunião preparatório para a audiência com Lula, para não cometer o erro apontado por Moro. Tessler foi deixada à margem na reunião, substituída por outros procuradores do time.

Para Reinaldo Azevedo, o diálogo vazado prova que Moro mentiu no Senado, nesta semana, quando afirmou aos parlamentares que não tinha poder de influência sobre a Lava Jato.

O Intercept Brasil promete divulgar mais mensagens em parceria com jornalistas, revistas e jornais.

Veja, abaixo, a nova conversa divulgada.

12:42:34 Deltan Recebeu a msg do moro sobre a audiência tb?

13:09:44 Não. O que ele disse?

13:11:42 Deltan Não comenta com ninguém e me assegura que teu telegram não tá aberto aí no computador e que outras pessoas não estão vendo por aí, que falo

13:12:28 Deltan (Vc vai entender por que estou pedindo isso)

13:13:31 Ele está só para mim.

13:14:06 Depois, apagamos o conteúdo.

13:16:35 Deltan Prezado, a colega Laura Tessler de vcs é excelente profissional, mas para inquirição em audiência, ela não vai muito bem. Desculpe dizer isso, mas com discrição, tente dar uns conselhos a ela, para o próprio bem dela. Um treinamento faria bem. Favor manter reservada essa mensagem.

13:17:03 Vou apagar, ok?

13:17:07 Deltan apaga sim

13:17:26 Apagado.

13:17:26 Deltan Vamos ver como está a escala e talvez sugerir que vão 2, e fazer uma reunião sobre estratégia de inquirição, sem mencionar ela

13:18:11 Por isso tinha sugerido que Júlio ou Robinho fossem também. No do Lula não podemos deixar acontecer.

13:18:32 Apaguei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário