segunda-feira, 26 de junho de 2023

A dobradinha da sempre tendenciosa Veja com Centrão, por Luís Nassif

 

Parceria lança suspeitas sobre as relações de André Esteves, presidente do BTG e controlador da Abril, com Arthur Lira, presidente da Câmara.



Jornal GGN. - Duas reportagens de Veja, ontem, não deixam dúvidas sobre a armação do Centrão para se apossar do Ministério da Saúde. Não há nenhuma sutileza, nenhum disfarce: é lobby na veia, repetindo o período do chamado “jornalismo de esgoto”.

A primeira, aponta irregularidades em uma pesquisa da Fiocruz, feita com verbas públicas. Segundo a CGU (Controladoria Geral da União), em pleno período dominada pelo fascismo da Lava Jato, a Fiocruz teria entregue uma pesquisa que impedia comparações com pesquisas anteriores.

Fiocruz é a fundação por excelência da saúde pública brasileira. Sua pesquisa obedeceu a todos os princípios aplicados em pesquisas acadêmicas. E constatou que não havia epidemia de crack no país. A CGU, em um período em que fiscais sem compromisso com a imagem da corporação, chegaram a analisar pedagogicamente currículos de universidades federais, concluíram que, como a metodologia das pesquisas não batiam, a da Fiocruz estaria errada.

Tudo isso serviu de pano de fundo para Veja acusar a Fiocruz de irregularidades e, no momento seguinte, publicar outra reportagem anunciando um certo professor Luizinho, como o próximo Ministro da Saúde. Fica claro uma parceria da revista com o Centrão, lançando suspeitas sobre as relações de André Esteves, presidente do BTG e controlador da Abril, com Arthur Lira, presidente da Câmara, certamente imaginando os tempos em que a revista tinha peso político para demitir Ministros, em parceria com Carlinhos Cahoeira.

É a chamada guerra impossível, que poderá significa o fim do reinado de Lira. Se abrir mão do Ministério da Saúde para o Centrão, o governo Lula simplesmente acaba. A não ser que se acredita na síndrome do suicídio político, Lula jamais tomaria essa decisão.

Chama atenção nas matérias, no entanto, o nome do deputado Ricardo Barros, do Paraná. Barros foi responsável por colocar na Saúde o esquema mais criminoso da história, desde seus tempos de Ministro do governo Temer.

Seu golpe predileto era romper contratos de medicamentos de alto custo e gerar uma escassez. Com base nela, adquiria medicamentos sem licitação. Em pelo menos um caso, o medicamento, chinês, não tinha nenhuma eficácia, levando crianças à morte.

Seu esquema permaneceu no governo Bolsonaro. O fato de até agora não ter sido condenado é o sinal mais rotundo do fracasso da Justiça brasileira, e de um Ministério Público que só sabia atuar politicamente.

Abaixo, algumas das denúncias publicadas no Jornal GGN

1 – Compra na excepcionalidade é a porta para a corrupção na Saúde, diz Silvia Brandalise

2 – Xadrez de Ricardo Barros, remédio chinês em crianças com leucemia, por Luis Nassif

3 – Barros mostra conexão umbilical perigosa com Bolsonaro

4 – Justiça autoriza que amigo de Ricardo Barros seja conduzido à CPI “debaixo de vara”

5 – Sócio da Belcher confirma aproximação com Ricardo Barros

6 – Os detalhes do golpe de Ricardo Barros em crianças com câncer

7 – Especial Ricardo Barros 1 – o golpe da gigante sul-africana

8 – Ricardo Barros não aprendeu a lição de Eduardo Cunha, por Luis Nassif

9 – “Bolsonaro nunca afirmou que eu estava envolvido no caso Covaxin”, diz Ricardo Barros

10 – Sob Ricardo Barros, empresa investigada ganhou 70% a mais em contratos com a Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário