segunda-feira, 12 de junho de 2023

Tony Garcia apresenta a primeira prova de que foi agente infiltrado de Moro. Reportagem de Joaquim de Carvalho

 

Empresário publicou trecho de uma sentença em que o então juiz o elogia pela "efetiva e valiosa" colaboração com a Justiça

Tony Garcia e Sérgio Moro

Tony Garcia e Sérgio Moro (Foto: Reprodução/TV 247 | Agência Brasil)

247. - O empresário Antônio Celso Garcia, conhecido como Tony Garcia, apresentou a primeira prova de que ele foi usado ilegalmente como agente infiltrado de Sergio Moro e do Ministério Público. Trata-se do trecho de uma sentença em que Moro elogia Tony pelos serviços prestados.

"No que se refere a Antônio Celso Garcia, revelou ele diversos fatos delituosos de interesse do Ministério Público Federal e por conseguinte da Justiça", afirmou.

Em seguida, Moro cita um caso que promete ter ainda muitos desdobramentos negativos para o ex-juiz.

"Dentre eles, confirmou interceptação ilegal de comunicações telefônicas de juiz federal", acrescenta Moro.

A interceptação telefônica a que faz referência Sergio Moro é a que foi atribuída ao advogado Roberto Bertholdo, que o então juiz queria colocar na prisão a todo custo, segundo Tony Garcia.

Em entrevista à TV 247, o ex-agente infiltrado de Moro contou que chegou a ser obrigado a dar entrevista para o jornalista Alexandre Oltramari, da revista Veja, em 2005, com mentiras sobre Bertholdo, para atingir José Dirceu, que era deputado federal e tinha sido ministro de Lula.

Veja, segundo Tony, tinha combinado a entrevista com Sergio Moro, e a revista destacou o trecho que atribuía ao PT o pagamento de um suposto mensalão ao PMDB, que nunca foi provado.

Bertholdo chegou a ficar preso por essa interceptação telefônica e acabaria condenado por esse crime, com a confirmação da sentença pelo Tribunal Federal Regional da 4a. Região, embora não tenha sido apresentada nenhuma prova de que ele tenha feito a interceptação telefônica. 

Havia o testemunho de Tony Garcia, que Moro aceitou como prova do crime. Mas esse testemunho de Tony Garcia era verdadeiro? Ou ele mentiu para cumprir missão dada por Moro? Esta é uma questão ainda em aberto.

Na mesma sentença, Sergio Moro elogia Tony Garcia por outras colaborações. "Também relatou diversos casos relevantes envolvendo corrupção de outras autoridades públicas estaduais e federais", escreveu.

"Assim, é forçoso reconhecer, na esteira do requerido pelo MPF, que a colaboração de Antônio Celso Garcia foi efetiva e valiosa para a Justiça", acrescentou.

Tony Garcia apresentou a prova contra Moro na rede social depois de uma série de tuítes postados em resposta ao ataque do ex-juiz depois da entrevista à TV 247.

Moro tentou desqualificar o antigo agente infiltrado. E Tony o desafia para um debate, que o ex-juiz e atual senador não aceitou. Em entrevista, Moro disse:

“O Ministério Público acabou fazendo um acordo com ele, com o objetivo principal de reaver o dinheiro e pagar os consorciados. O que foi feito. E, na época, ele acabou revelando alguns outros fatos e concordou, com supervisão da Polícia e requerimento do MP, fazer gravações de seus cúmplices, nada a ver com Lava Jato. É uma história totalmente tresloucada. Eu me surpreendo quando se dá crédito a um indivíduo desse. Ele é conhecido no Paraná como um mentiroso compulsivo, um estelionatário”, concluiu Moro.

Foi Moro quem fez o acordo com Tony Garcia, o que é ilegal, e o ex-agente infiltrado diz poder provar. Também chama a atenção a afirmação de Moro de que não se deve dar crédito a Tony Garcia, Quando o transformou em agente infiltrado e aceitou seu testemunho, como no caso da interceptação telefônica e da entrevista a Veja, foi Moro quem deu crédito a ele.

Esta foi a primeira prova apresentada por Tony Garcia. Ele diz ter mais. Vamos acompanhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário