sexta-feira, 3 de julho de 2020

Os novos modos impostos de produção após o golpe de 2016 e a destruição das proteções trabalhistas e do emprego, por Luis Nassif

Sociologia em Trama: Charge e análise - Trabalho

Valendo-se do impeachment, empurrou-se goela abaixo do país o desmonte total da proteção trabalhista, sem colocar nada no lugar.
Jornal GGN:
Um jovem empreendedor montou o seguinte negócio, valendo-se das redes sociais.
Decidiu fabricar roupas. Pelas redes sociais, localizou designer disposto a desenhar sua coleção.
Também em grupos de Facebook, localizou costureiras e estampadores. Nesses grupos, a pessoa anuncia o que precisa e recebe os currículos, alguns morando em localidades bem distantes. Por aplicativo acertou um sistema com entregadores, que levam os tecidos e trazem o produto trabalhado.
Seu papel é encontrar mercado. Depois de um período de produção de varejo, conseguiu uma encomenda grande com uma marca de cosméticos, para roupas com o logotipo da empresa.
Trata-se de um modelo que se iniciou anos atrás, em escala maior, quando começou o processo de globalização da economia e o país emergiu da pesada centralização dos anos 80.
Lembro-me de dois casos interessantes em fins dos anos 90.
Um deles era uma importadora americana de roupas e calçados brasileiros. Ela prospectou lojas de departamentos de roupas da moda em Nova York e descobriu uma demanda dos clientes. Na época, o Brasil estava na moda e havia boa saída de tamancos e sandálias para roupas de praia. Só que as clientes queriam roupas íntimas colantes, para empinar o bumbum. E, com as canelas de fora, não havia meia adequadas.
Ela bolou uma coleção, pela qual o colante ia até o meio das coxas. Procurou um fornecedor brasileiro, as Meias Lupo se não me engano, e trouxe uma encomenda relevante.
Outro caso foi de um exportador de lã tingida. Ele organizou a cadeia produtiva,. Identificou plantadores com problemas econômicos e garantiu capital de giro. Depois, acoplou empresas de fiação, de tingimento, e armazéns. E saiu pelo mundo buscando mercado.
Na época, sugeri a montagem de um sistema organizando os Arranjos Produtivos Locais de roupas e tecidos. Se montaria um grande banco de dados onde esses grupos se cadastrariam. Haveria testes para certificar o nível de qualidade de cada fabricante. Depois, se estimularia a figura do trader especializado, que sairia pelo mundo buscando mercado e planejando coleções. Essa demanda seria colocada na base de dados, e oferecida para os APLs credenciadas.
Na época, não havia familiaridade com aplicativos e redes virtuais.  Mas o modelo da produção descentralizada já estava dado.
O caso mais bem sucedido foi o de Nova Serrana, perto de Belo Horizonte, que montou um polo calçadista respeitável valendo-se do apoio de organizações nacionais, como o Sebrae e o Sesi, e de algumas lideranças locais responsáveis que incutiram na cidade o conceito da colaboração. Montaram redes de produção complementares, com uma empresa em cada etapa da fabricação.
A legislação trabalhista era incompatível com o modelo. Para atender à lei, houve a necessidade de gambiarras acionárias, com uma empresa participando do capital da outra, para não caracterizar terceirização da atividade principal.
Tudo isso levou à constatação da necessidade da modernização da legislação trabalhista, inclusive do papel dos sindicatos – ainda amarrados ao modelo de carteira de trabalho. Só que jogou-se a criança fora com a água do banho. Valendo-se do impeachment, empurrou-se goela abaixo do país o desmonte total da proteção trabalhista, sem colocar nada no lugar.
Ora, em fase de grandes mudanças, com modelos que reduzem a formalidade do trabalho e tecnologias que destroem o emprego, mais do que nunca era preciso sindicatos fortes, negociando com associações empresariais fortes, a fim de se chegar a uma legislação que modernizasse as relações trabalhistas sem destruir as redes de proteção social.
Sem essa rede, o país entra em uma fase crucial destruindo seu mercado de trabalho. E, com ele, comprometendo o mercado de consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário