quarta-feira, 15 de julho de 2020

Generais toparam assumir governo que nega ciência e sabota explicitamente o combate à pandemia, além de fazer pouco da morte de minorias, incluindo indígenas



Trechos da coluna de Bernardo Mello Franco no Globo intitulada "Os generais e o Genocídio":
Sem máscara, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello
Os militares toparam assumir o Ministério da Saúde de um governo que nega a ciência e sabota o combate à pandemia. Agora se irritam com quem aponta as consequências da decisão. No sábado, o ministro Gilmar Mendes disse que o Exército está se associando a um “genocídio” ao endossar o desgoverno na Saúde. “Isso é péssimo para a imagem das Forças Armadas”, acrescentou.
O supremo ministro pode ter carregado no tom, mas disse uma obviedade. Ontem o general Fernando Azevedo, ministro da Defesa, ameaçou processá-lo. Foi apoiado pelo general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional. Em nota enfeitada com o brasão da República, Azevedo se disse “indignado” com a fala de Gilmar. “Trata-se de uma acusação grave, além de infundada, irresponsável e sobretudo leviana”, sentenciou. Os comandantes de Exército, Marinha e Aeronáutica também assinaram o documento. Eles controlam 390 mil homens armados e não deveriam se meter em disputa política.
Desde a chegada do coronavírus, Jair Bolsonaro forçou a saída de dois ministros da Saúde. O cargo foi entregue ao general da ativa Eduardo Pazuello, que cumpre as ordens do chefe sem reclamar. Quando ele assumiu a pasta, o Brasil contava 14 mil mortos na pandemia. Hoje registra quase 73 mil. Isso significa que o Exército já se associou a um saldo de 59 mil cadáveres.
No futuro, caberá aos tribunais e aos livros de História dizer se o desgoverno do Capitão Corona ficará lembrado como um genocídio. A crônica desses dias vai registrar que a gestão de Pazuello tentou maquiar estatísticas para esconder mortes de brasileiros.
(…)

Nenhum comentário:

Postar um comentário