sábado, 23 de março de 2019

Cinebiografia de Allan Kardec chega aos cinemas no dia 16 de maio de 2019


Kardec chega aos cinemas

Por Carlos Antonio Fragoso Guimarães

  Depois de mais de cinco anos de espera, desde o lançamento da biografia de Hipollyte Leon Denizard Rivail (1804-1869), mais conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec, escrito por Marcel Souto Maior, em 2013, concretiza-se a  adaptação da obra "Kardec" para as telas. Allan Kardec foi, dentro outros do mesmo período, o mais bem sucedido teórico dos chamados fenômenos psíquicos e em que estes, em certos casos, deixam entrever a influência de mentes outras que não a das pessoas que vivenciam tais experienciais, ou seja, dos espíritos. Por isso, Kardec é considerado o formulador mais coerente do espiritismo, ou, como dizem os espíritas, o seu codificador.

  Denizard Rivail foi um educador francês do século XIX que, por volta de meados dos anos 1840, passou a prestar atenção a eventos que, na ocasião, faziam furor na sociedade parisiense: as chamadas table mauvents, ou mesas girantes, que, em certas ocasiões, costumam movimentar-se estranhamente pela sala e mesmo, por meio de pancadas dadas pelos pés da mesmas, a responder perguntas dos participantes, fato que também chamou a atenção de outros intelectuais eminentes da época, como o escritor e político francês Victor Hugo, e a escritora e feminista socialista francesa Aurore Dudevant, mais conhecida como George Sand. Foi a partir destes eventos e se pergunta por suas origens que Denizard Rivai chegou ao estudo dos médiuns e de que como diferentes médiuns que não se conheciam podiam dar respostas semelhantes a determinadas perguntas filosóficas e científicas que escapavam ao grau de instrução dos médiuns mas que eram, no conteúdo, semelhantes e coerentes. Foi a partir da coleta de tais respostas que Rivail elaborou a obra fundamental do chamado "kardecismo", o Livro do Espíritos, lançado em 18 de abril de 1857 e deu início a uma série de obras e uma revista "De Estudos Psicológicos" que buscava teorizar e orientar o estudo de tais fenômenos, com conceitos que se antecipam à vários dos que mais tarde foram elaborados pela Metapsíquica de Charle Richet (1850 - 1935) e da Parapsicologia de Joseph Rhine (1895-1980). ]

A obra de Kardec, como era de se esperar, causou polêmica, mas durante cerca de 40 anos exerceu forte influência no movimento espírita Europeu, especialmente nos países de lingua latina como França, Bélgica, Espanha e Itália. Após a II Guerra Mundial o espiritismo kardecista na Europa entrou em declínio com o avanço do paradigma mecanicista e a visão de mundo materialista a ela associada mas desde fins do século XIX as ideias de Kardec (especialmente seu elemento que mais facilmente pode ser acomodado no contexto religoso fortemente presente no país) encontrou grande aceitação (com adaptações culturais, que praticamente desconsiderou os aspectos filosóficos e científicos da obra kardequiana) no Brasil, que hoje é o maior país espírita do mundo.

É a história do homem Hipollyte Leon Denizard Rivail e sua transformação, por meio de seus estudos e obras, em Allan Kardec que é o tema do filme dirigido por Wagner de Assis (o mesmo de Nosso Lar) e que chegará aos cinemas brasileiros no dia 16 de maior de 2019.

Filmado em locações em Paris e no Rio de Janeiro, o filme tem como protagonista o ator Leonardo Medeiros no papel de Kardec e destaca a trajetória de um cético que, aos poucos, se convence da realidade de um mundo espiritual que pode, de maneira mais ou menos difícil, entrar em contato com as pessoas que habitam o mundo físico. Veja, abaixo, o trailler oficial do filme. Esperamos que o mesmo faça justa personalidade forte e ainda um tanto misteriosa do educador que se tornou um dos mais universais pensadores do pensamento espiritualista mundial. Após o trailler, assista ao vídeo sobre os bastidores da produção.


Veja, abaixo, parte dos bastidores do filme Kardec, efetuado pelo site Set:




Kardec Making Of


Nenhum comentário:

Postar um comentário