quinta-feira, 3 de março de 2022

O Swift se tornou arma de espionagem e manipulação dos Estados Unidos

 

A comissão do 11 de setembro instou o governo em seu relatório de julho de 2004 sobre as falhas de inteligência dos EUA que levaram aos ataques terroristas a colocar mais ênfase no rastreamento do fluxo de fundos, em vez de tentar interrompê-los, para aprender como as redes terroristas são organizadas.

Nos últimos dias, Swift tornou-se tema central da guerra da Ucrânia. Trata-se de um sistema que permite o registro de trocas de reservas entre bancos. Julgou-se que, expulsando a Rússia, ela seria isolada do sistema financeiro internacional.

O que se esqueceu é que, há pelo menos 16 anos, Swift tornou-se um instrumento de espionagem americana.

O artigo abaixo foi publicado em 23 de junho de 2006 no Los Angeles Times

US Secretly Tracks Global Bank Data – Los Angeles Times

EUA rastreiam secretamente dados de bancos globais

POR  JOSH MEYER E GREG MILLER

23 DE JUNHO DE 2006 1

REDATORES DO TIMES

WASHINGTON — O governo dos Estados Unidos, sem o conhecimento de muitos bancos e seus clientes, há anos se envolve em um esforço secreto para rastrear o financiamento do terrorismo, acessando um vasto banco de dados de informações confidenciais sobre transferências de dinheiro entre bancos em todo o mundo.

O programa, administrado pelo Departamento do Tesouro, é considerado uma arma potente na guerra contra o terrorismo por causa de sua capacidade de monitorar clandestinamente transações financeiras e mapear redes terroristas.

É parte de um arsenal de medidas agressivas que o governo adotou desde os ataques terroristas de 11 de setembro que geram novas informações, mas também contornam as tradicionais salvaguardas contra abusos e levantam preocupações sobre invasões à privacidade. 

Sob esse esforço, o Tesouro adquire rotineiramente informações sobre transferências bancárias da maior rede de comunicação financeira do mundo, que é administrada por um consórcio de instituições financeiras chamado Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication, ou SWIFT.

 A rede SWIFT transporta até 12,7 milhões de mensagens por dia contendo instruções sobre muitas das transferências internacionais de dinheiro entre bancos. As mensagens geralmente incluem os nomes e números de contas de clientes bancários – de cidadãos americanos a grandes corporações – que estão enviando ou recebendo fundos.

 Por meio do programa, o Tesouro construiu um enorme – e sempre crescente – repositório de registros financeiros extraídos do que é essencialmente o sistema nervoso central dos bancos internacionais.

Em um grande afastamento dos métodos tradicionais de obtenção de registros financeiros, o Departamento do Tesouro usa um poder pouco conhecido – intimações administrativas – para coletar dados da rede SWIFT, que tem operações nos EUA, incluindo um hub principal de computadores em Manassas, Va. As intimações são secretas e não são revisadas por juízes ou grandes júris, assim como a maioria das intimações criminais.

 “É difícil exagerar o valor desta informação”, disse o secretário do Tesouro John W. Snow na quinta-feira em um comunicado que emitiu depois que o The Times e outros meios de comunicação relataram a existência do Programa de Rastreamento de Financiamento do Terrorismo.

 A SWIFT reconheceu quinta-feira, em resposta a perguntas do The Times, que forneceu dados sob intimação desde pouco depois de 11 de setembro de 2001, um salto impressionante na cooperação de banqueiros internacionais, que resistiram por muito tempo a essas intrusões da lei na confidencialidade de suas comunicações.

 Mas a SWIFT disse em um comunicado que trabalhou com autoridades dos EUA para restringir o uso dos dados para investigações de terrorismo.

 O programa faz parte da dramática expansão da capacidade de coleta de inteligência do governo Bush, que inclui espionagem sem mandado de telefonemas internacionais de alguns residentes dos EUA. Os críticos reclamam que esses esforços não estão sujeitos a análises governamentais independentes destinadas a evitar abusos e acusam de colidir com as leis de privacidade e proteção ao consumidor nos Estados Unidos.

Steven Aftergood, diretor do Projeto de Segredo Governamental da Federação de Cientistas Americanos, disse que o programa SWIFT levanta questões semelhantes. “Tudo se resume a uma questão de fiscalização, tanto interna quanto externa. E nas circunstâncias atuais, é difícil ter confiança na eficácia de sua supervisão”, disse ele. “A política deles é ‘Confie em nós’, e isso pode não ser mais bom o suficiente.” 

Um ex-funcionário do Tesouro expressou preocupação de que o programa SWIFT permita o acesso a grandes quantidades de dados confidenciais que podem ser abusados ​​sem salvaguardas. O funcionário, que disse não ter conhecimento independente do programa, questionou o que acontece com os dados, alguns deles supostamente relacionados a clientes bancários inocentes.

 “Como você separa o trigo do joio?” disse o ex-funcionário. “E o que você faz com o joio?”

 Mais de uma dúzia de atuais e ex-funcionários americanos discutiram o programa sob condição de anonimato, citando sua natureza sensível.

 O esforço vai contra as expectativas de privacidade e segurança que são sacrossantas na comunidade bancária mundial. A SWIFT promove seus serviços principalmente divulgando a segurança da rede, e a maioria de seus clientes não sabe que o governo dos EUA tem acesso tão amplo às suas informações financeiras privadas.

Autoridades dos EUA, algumas das quais expressaram surpresa pelo fato de o programa não ter sido revelado anteriormente pelos críticos, reconheceram que seria controverso na comunidade financeira. “Certamente não vai ficar bem no mercado mundial”, disse um ex-funcionário de contraterrorismo. “Isso provavelmente poderia minar a integridade do SWIFT.”

Funcionários do governo Bush pediram ao The Times que não publicasse informações sobre o programa, alegando que a divulgação poderia prejudicar sua eficácia e que existem salvaguardas suficientes para proteger o público.

Dean Baquet, editor do The Times, disse: “Pesamos cuidadosamente os argumentos do governo, mas no final determinamos que era do interesse público publicar informações sobre o alcance extraordinário deste programa. É parte do debate nacional contínuo sobre as medidas agressivas empregadas pelo governo.”

De acordo com o programa, o Tesouro emite uma nova intimação uma vez por mês, e a SWIFT entrega enormes quantidades de dados financeiros eletrônicos, de acordo com Stuart Levey, subsecretário de terrorismo e inteligência financeira do departamento. As intimações administrativas são emitidas sob autoridade concedida na Lei Internacional de Poderes Econômicos de Emergência de 1977.

As informações do SWIFT são adicionadas a um enorme banco de dados que as autoridades vêm construindo desde pouco depois de 11 de setembro. Levey observou que o SWIFT não tinha a capacidade de pesquisar seus próprios registros. “Podemos, porque construímos a capacidade de fazer isso”, disse ele.

O Tesouro compartilha os dados com a CIA, o FBI e analistas de outras agências, que podem fazer consultas sobre indivíduos e contas específicas que se acredita terem conexões terroristas, disse Levey na quinta-feira em entrevista ao The Times.

Levey disse que “dezenas de milhares” de buscas no banco de dados foram feitas nos últimos cinco anos.

O programa era inicialmente um segredo bem guardado, mas recentemente se tornou conhecido por um círculo mais amplo de funcionários do governo, ex-funcionários, executivos de bancos e especialistas externos.

Autoridades atuais e ex-funcionárias dos EUA disseram que o esforço foi apenas marginalmente bem-sucedido contra a Al Qaeda, que há muito tempo começou a transferir dinheiro por outros meios, incluindo o sistema bancário altamente informal comum em países islâmicos.

O valor do programa, disseram Levey e outros, está no rastreamento de agentes e financiadores terroristas de nível baixo e médio que acreditam que não foram detectados, e grupos militantes, como Hezbollah, Hamas e Jihad Islâmica Palestina, que também operam organizações políticas e de bem-estar social.

*

Não é segredo que o Departamento do Tesouro tenta rastrear o financiamento do terrorismo, ou que esses esforços aumentaram significativamente após os ataques terroristas de 11 de setembro. Mas o programa SWIFT vai muito além do que foi divulgado publicamente sobre esse esforço em termos da quantidade de dados financeiros que as agências de inteligência dos EUA podem acessar.

O programa também representa uma grande mudança tática. Os investigadores dos EUA há muito tempo conseguem intimar registros de contas ou transações específicas quando podem mostrar a causa – um processo meticuloso projetado principalmente para coletar evidências. Mas o acesso ao SWIFT permite que eles sigam rastros financeiros suspeitos em todo o mundo, identificando novos suspeitos sem precisar buscar assistência de bancos estrangeiros.

SWIFT é um consórcio fundado em 1973 para substituir as mensagens de telex. Tem quase 7.900 instituições participantes em mais de 200 países – incluindo Bank of America, JP Morgan Chase Bank, Citibank e Credit Suisse. A rede lidou com 2,5 bilhões de mensagens financeiras em 2005, incluindo muitas originadas em países como Arábia Saudita, Paquistão e Emirados Árabes Unidos, que os Estados Unidos examinam de perto em busca de atividades terroristas.

O sistema não executa a transferência efetiva de fundos entre bancos; que é realizado pelo Federal Reserve e suas contrapartes internacionais. Em vez disso, os bancos usam a rede para transmitir instruções sobre essas transferências. Por essa razão, os dados da SWIFT são extremamente valiosos para os serviços de inteligência que buscam descobrir redes terroristas.

Agentes da CIA tentando rastrear o dinheiro de Osama bin Laden no final dos anos 1990 descobriram maneiras clandestinas de acessar a rede SWIFT. Mas um ex-funcionário da CIA disse que funcionários do Tesouro bloquearam o esforço porque não queriam irritar a comunidade bancária.

Historicamente, “sempre houve uma linha de discórdia” dentro do governo, disse Paul Pillar, ex-vice-diretor do centro de contraterrorismo da CIA. “A posição do Tesouro estava colocando uma alta prioridade na integridade do sistema bancário. Havia uma preocupação considerável desse lado sobre qualquer coisa que pudesse ser vista como comprometedora da integridade dos bancos internacionais”.

Antes de 11 de setembro, disse um ex-executivo sênior da SWIFT, fornecer acesso a seus dados confidenciais seria um anátema para o consórcio com sede na Bélgica. Mas os ataques ao World Trade Center e ao Pentágono levaram a uma nova mentalidade em muitos setores, incluindo telecomunicações.

A SWIFT disse que o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro enviou a primeira intimação logo após 11 de setembro, buscando “conjuntos limitados de dados” para saber como a Al Qaeda financiou os ataques.

Ao contrário das linhas telefônicas e comunicações por e-mail, a rede SWIFT não pode ser facilmente grampeada. Ele usa logins seguros e tecnologia de criptografia de última geração para evitar que mensagens interceptadas sejam decifradas. “É sem dúvida a rede mais segura do planeta”, disse o ex-executivo da SWIFT que falou sob condição de anonimato. “Esta coisa está trancada como Fort Knox.”

A SWIFT disse que estava respondendo a intimações compulsórias e negociou com autoridades americanas para reduzi-las e estabelecer proteções para a privacidade de seus clientes. A SWIFT também disse que nunca deu às autoridades americanas acesso direto à sua rede.

“Nosso princípio fundamental tem sido preservar a confidencialidade dos dados de nossos usuários enquanto cumprimos as obrigações legais nos países onde operamos”, disse a SWIFT em seu comunicado.

*

Funcionários atuais e antigos dos EUA familiarizados com o programa SWIFT o descreveram como uma das armas mais valiosas na guerra financeira contra o terrorismo, mas se recusaram a fornecer evidências anedóticas de seus sucessos.

Um ex-oficial de alto escalão da CIA disse que foi um sucesso, e outro funcionário disse que permitiu que as autoridades de contraterrorismo dos EUA seguissem um grande número de pistas. Funcionários da CIA buscam pistas no exterior, e o FBI e outras agências buscam pistas nos Estados Unidos, onde a CIA está proibida de operar.

Autoridades disseram que o programa é usado especialmente quando conversas de inteligência de interceptações de telefone e e-mail sugerem um ataque iminente, transmitindo inteligência em tempo real para operações de contraterrorismo.

O ex-executivo da SWIFT disse que muito pode ser aprendido com as mensagens da rede, que exigem um nome e endereço reais tanto do remetente quanto do destinatário, ao contrário de telefonemas e e-mails, nos quais os agentes terroristas podem facilmente disfarçar suas identidades.

“Há uma boa quantidade de detalhes lá”, disse ele.

Como a guerra global contra o terrorismo conseguiu eliminar alguns terroristas de alto escalão e seus financiadores, particularmente dentro da Al Qaeda, a organização e suas muitas afiliadas procuraram se mudar para locais ocultos e transferir seu dinheiro por meio de representantes como instituições de caridade, organizações de ajuda e frentes corporativas.

Os funcionários disseram que as informações do SWIFT podem ser usadas na “análise de links”. Essa técnica permite que os analistas identifiquem qualquer pessoa com quem um suspeito de terrorismo tenha transações financeiras – mesmo aquelas sem conexão com o terrorismo. Essas informações são então mapeadas e analisadas para detectar padrões, mudanças na estratégia, contas específicas de “pontos quentes” e locais que se tornaram novos refúgios para atividades terroristas.

*

O programa SWIFT é apenas um dos programas pós-setembro do governo Bush. 11 iniciativas para coletar informações que podem incluir informações sobre residentes nos EUA.

A Agência de Segurança Nacional, que pode interceptar comunicações em todo o mundo, está escutando telefonemas e e-mails de alguns residentes dos EUA sem obter mandados. E foi acusada de pedir às empresas de telecomunicações que ajudassem a criar um banco de dados dos registros de chamadas telefônicas de quase todos os americanos.

O Departamento de Justiça também pediu às empresas de Internet que mantenham registros dos sites que os clientes visitam e das pessoas para as quais enviam e-mails por dois anos, em vez de dias ou semanas, o que expandiria muito a capacidade do governo de rastrear atividades online.

Numerosas ações judiciais foram movidas contra o governo e companhias telefônicas, desafiando os esforços da NSA. O governo pediu aos tribunais que os expulsem, invocando o privilégio dos “segredos de Estado” e argumentando que os julgamentos comprometeriam a segurança nacional. A interceptação de telefonemas da NSA também foi criticada por não ter um processo de revisão independente para garantir que as informações não sejam abusadas.

O programa SWIFT levanta preocupações semelhantes, dizem alguns críticos.

Defensores da privacidade questionaram a “análise de links” porque ela pode atrair pessoas inocentes que têm transações financeiras rotineiras com suspeitos de terrorismo.

E nenhum órgão externo de supervisão governamental, como o Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira ou um grande júri, monitora as intimações feitas no SWIFT.

Levey disse que o programa está sujeito a verificações e balanços “robustos” projetados para evitar o uso indevido dos dados. Ele observou que os pedidos de acesso aos dados são analisados ​​pelo secretário adjunto de inteligência do Tesouro; que os analistas só podem acessar os dados para pesquisas relacionadas ao terrorismo; e que os registros de cada busca sejam mantidos e revisados ​​por um auditor externo quanto à conformidade.

Levey disse que houve um caso de abuso em que um analista realizou uma busca que não atendeu aos critérios relacionados ao terrorismo. O analista foi posteriormente negado o acesso ao banco de dados, disse ele.

Durante os últimos cinco anos, os funcionários da SWIFT levantaram preocupações sobre o escopo do programa, principalmente no início, quando estava entregando praticamente todo o seu banco de dados. A quantidade de dados entregues a cada mês foi reduzida.

“As salvaguardas não estavam todas lá em setembro de 2001”, reconheceu Levey. “Começamos a reduzi-lo desde o início.”

Novas salvaguardas foram adicionadas, disse ele, observando que os funcionários da SWIFT agora podem estar presentes quando os analistas pesquisam os dados e levantam objeções com altos funcionários.

Autoridades de outras agências do governo levantaram a questão do acesso aos registros para outros fins investigativos, mas Levey disse que tais propostas foram rejeitadas – em grande parte por preocupação de que isso possa prejudicar o apoio ao programa.

Questionado sobre o que impediria que os dados fossem usados​​para outros fins no futuro, Levey disse que isso provavelmente desencadearia objeções da SWIFT e do auditor externo.

Um representante da SWIFT disse que a Booz Allen Hamilton, uma empresa de consultoria internacional, é a auditora, mas não forneceu mais detalhes sobre como funciona o processo de supervisão.

Embora as buscas se concentrem em atividades suspeitas de terrorismo no exterior, as autoridades dos EUA reconheceram que investigam as atividades financeiras dos americanos, observando que as leis de privacidade não protegem indivíduos que se acredita estarem agindo como um “agente terrorista estrangeiro”.

Autoridades disseram que o governo informou aos comitês de inteligência do Congresso sobre o programa SWIFT. Em contraste, as informações sobre as escutas telefônicas da NSA foram compartilhadas apenas com os principais legisladores. Um assessor do Congresso disse que os comitês têm “um bom controle sobre o que o poder executivo está fazendo para rastrear o financiamento do terrorismo” e geralmente apoiam esses esforços.

Mas a operação parece ter sido mantida em segredo de segmentos-chave do setor bancário, incluindo executivos seniores nos Estados Unidos e no exterior.

John McKessy, presidente do grupo de usuários SWIFT nos Estados Unidos, disse que não tinha conhecimento de nenhum programa desse tipo. McKessy representa empresas e instituições que não são membros da cooperativa SWIFT, mas usam seu sistema de mensagens.

A SWIFT observou que suas políticas publicadas indicam claramente que coopera com as autoridades policiais e que as intimações foram “discutidas cuidadosamente dentro do conselho”, composto por membros de 25 grandes bancos. A SWIFT disse que também manteve informado um comitê de supervisão formado pelos bancos centrais dos principais países industrializados.

*

O programa SWIFT preenche uma lacuna nos esforços globais para rastrear o financiamento do terrorismo.

Nos Estados Unidos, as autoridades policiais podem acessar os registros bancários se obtiverem permissão por meio do processo legal. O FBI também tem várias maneiras legais de obter acesso quase instantâneo aos registros financeiros. E as leis bancárias dos EUA exigem que as instituições financeiras apresentem Relatórios de Atividades Suspeitas, mas as autoridades acreditam que a Al Qaeda e outros grupos terroristas sabem como evitar as atividades que desencadeiam tais sinais de alerta.

Autoridades dos EUA, no entanto, há muito reclamam que não podem ter acesso a registros financeiros no exterior e que alguns pedidos de cooperação de governos e instituições financeiras estrangeiros levaram meses, enquanto outros foram rejeitados.

“O tipo de noções do século 18 sobre essas coisas me deixa louco”, disse um alto funcionário do contraterrorismo dos EUA. “Alguém pode movimentar dinheiro com o clique de um mouse, mas levo seis meses para encontrá-lo. Se esse é o mundo em que vivemos, você precisa entender os custos envolvidos nisso.”

A comissão do 11 de setembro instou o governo em seu relatório de julho de 2004 sobre as falhas de inteligência dos EUA que levaram aos ataques terroristas a colocar mais ênfase no rastreamento do fluxo de fundos, em vez de tentar interrompê-los, para aprender como as redes terroristas são organizadas.

Lee Hamilton, ex-congressista e copresidente da comissão que disse ter sido informado sobre o programa SWIFT, disse que as agências de inteligência dos EUA fizeram progressos significativos nos últimos anos, mas ainda estão aquém. “Ainda não posso apontar sucessos específicos de nossos esforços aqui no financiamento do terrorismo”, disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário