quinta-feira, 5 de maio de 2022

Lula não isenta Putin de culpa, ao contrário de Bolsonaro, diz Jamil Chade

 

Em entrevista exclusiva, o jornalista Jamil Chade repercute declarações do ex-presidente brasileiro em entrevista à revista Time

Foto; Reprodução/YouTube


GGN. - entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à revista norte-americana Time foi tema de análise e repercussão pela mídia brasileira, em especial os comentários relacionados à guerra entre Rússia e Ucrânia.

Ao contrário do que uma parte importante da mídia ocidental tem feito, Lula não isentou o presidente russo Vladimir Putin de culpa. Pelo contrário – afirmou que, assim como Putin, outras partes estão estimulando o confronto.

Em entrevista exclusiva à TV GGN 20 horas desta quarta-feira (04/05), o jornalista Jamil Chade lembra que a Rússia não só rasgou a Carta das Nações Unidas como invadiu um país soberano e independente e cometeu crimes de guerra.

Por outro lado, Chade ressalta que o confronto com a Ucrânia faz com que a Europa esteja em sua maior crise humanitária desde a Segunda Guerra Mundial. “Já são quase seis milhões de refugiados, você tem 10 milhões de pessoas dentro da Ucrânia passando necessidade (…)”.

E o custo para manutenção de tais refugiados deve chegar a 30 bilhões de euros, apenas neste ano. “Agora, a gente tem duas opções: ou a gente pensa em poder, em estratégia, etc – minimizar ou, pelo menos, fragilizar o outro lado, no caso a Rússia, ou a gente pensa nas vítimas”, diz Chade. “Essa é a questão”.

De acordo com Jamil Chade, a paz não interessa apenas por conta do impacto na economia, mas também por conta das vítimas e das vidas que estão sendo transformadas por conta do confronto. “Então, a busca da paz é necessária para proteger as vítimas. Por que forma? Que forma a gente pode chegar lá”, diz Chade.

Segundo Chade, uma das formas que estão sendo consideradas envolve a mediação das negociações. “Agora, para você mediar alguma coisa, você precisa recriar a confiança, você precisa dar lugar na mesa para todos os lados. E o que está acontecendo nesse momento: justamente o contrário”, afirma Jamil Chade.

Segundo o jornalista, o Ocidente tem chantageado países africanos e nações de menor porte para que votem pelo isolamento total da Rússia. E as chantagens envolvem inclusive dinheiro.

“Ok, sim, a Rússia violou tudo isso – agora, para resolver o conflito, resolve isolar a Rússia? Não”, afirma o colunista internacional. “Não houve nenhum caso, nenhum caso em que o isolamento total de um país levou aquele país a falar ‘opa, tá bom, desculpa’. Não funciona”.

Diante disso, a ONU sinaliza o diálogo, e inclusive o secretário-geral da ONU chegou a viajar para Moscou e Kiev para tentar o diálogo. “Foi humilhado, tudo aquilo ali aconteceu. Sim, mas ele tentou”.

O Papa Francisco é outra autoridade que tem tentado buscar o diálogo. Contudo, como lembra Jamil Chade, “o diálogo não é criminoso desde que você reconheça que um lado está cometendo, sim, também, crimes”.

Lula (e Itamaraty) defendem mudanças diplomáticas

O correspondente internacional lembra que, sem entender que um dos lados está cometendo crimes, não adianta ler a entrevista do ex-presidente Lula na Time e falar que ele defende Putin. “Agora, o que ele está dizendo é que o atual modelo, ele só vai aprofundar a crise. E o atual modelo não vai trazer a paz”.

E, para a surpresa de alguns, Jamil Chade afirma que o posicionamento de Lula não é muito diferente do que o atual Itamaraty tem tentado fazer.

“O Itamaraty profundo, a diplomacia profunda brasileira que sabe que só o diálogo gera a paz, tentou e tenta fazer esse gesto”, diz Chade. “O problema é que nós temos os militares, a ala radical do bolsonarismo e, acima de tudo, nós temos o próprio presidente que quer se reeleger”.

E diante de seu interesse em se reeleger, Bolsonaro está disposto a tudo – “inclusive dizer que não precisa criticar o Putin”, ressalta Jamil Chade.

“Qual a diferença entre Bolsonaro e Lula nessa entrevista: Bolsonaro também adota uma postura de “equidistância”. Muito bem, só que o que ele faz é se recusar a condenar o que o Putin fez”, diz Chade.

 “Em nenhum momento ele (Bolsonaro) fez isso. O presidente Lula, nessa entrevista, faz isso – eu gostaria de ver o presidente Bolsonaro falando que o que o Putin fez estava errado, assim como o Lula fez. Não fez”, diz Chade. “E não vai fazer”.

A entrevista completa com o jornalista Jamil Chade pode ser vista na TV GGN 20 horas desta quarta-feira. Clique abaixo e confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário