sexta-feira, 12 de maio de 2023

Vencedor do Nobel de Economia diz que Banco Central pró-bancos "estrangula" a economia brasileira

 


“Estou preocupado com o Brasil. A taxa de juros real é a maior do mundo. É muito difícil ter crescimento com essa taxa", disse Joseph Stiglitz

(Foto: Reuters/Edgard Garrido)

247 O economista Joseph Stiglitz, vencedor do Prêmio Nobel de Economia, se encontrou com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta sexta-feira (12), durante a reunião do G-7 Financeiro em Niigata, no Japão. 

Durante a conversa, Stiglitz expressou sua preocupação com a economia brasileira, afirmando que o Banco Central está prejudicando o país ao manter a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano. Segundo o economista, é difícil alcançar o crescimento com essa taxa. "Eu estou preocupado com o Brasil. A taxa de juros real é a maior do mundo. É muito difícil ter crescimento com essa taxa. O Banco Central está estrangulando a economia brasileira".

Stiglitz elogiou seu encontro com Haddad, descrevendo-o como "muito bom". "Falamos de muitos assuntos, do Brasil, da economia global. Inclusive, sobre como a tecnologia verde pode ser adaptada ao Brasil".

O economista já havia elogiado publicamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por criticar a política monetária do país. Para o governo brasileiro, as condições econômicas permitem cortes na taxa de juros para estimular o crescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário