quinta-feira, 4 de maio de 2023

Globo volta a pressionar pelo PL das fake news, sem revelar seu interesse econômico na armadilha embutida no projeto no seu artigo 32

 

Em novo editorial, jornal diz que PL 2630 - que transfere recursos da publicidade digital para grandes grupos de mídia na armadilha do artigo 32 do projeto -, "não pode ser esquecido"

(Foto: Reuters | Reprodução)

247 – O jornal O Globo reforçou a pressão pela aprovação do PL 2630, o das fake news, que transfere recursos da publicidade digital para o chamado "jornalismo profissional" e, portanto, a beneficia economicamente. Embora o texto tenha sido adiado pelo relator Orlando Silva (PCdoB-SP), por falta de segurança para aprová-lo, o Globo quer a volta do projeto ao plenário.
"O adiamento da votação do Projeto de Lei (PL) das Fake News, prevista para a noite da última terça-feira, não pode significar seu esquecimento. Com base na versão aprovada no Senado há três anos, o texto evoluiu e alcançou maturidade na formulação do relator na Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP)", escreve o editorialista.

"A confusão promovida pelas plataformas contribuiu para o adiamento da votação. Mas em nada altera a essência da questão: enquanto elas forem imunes a qualquer tipo de sanção, continuarão a ser meio e palco para crimes. Não lhes cabe decidir que lei deve vigorar no ambiente digital, nem quando devem respeitá-la. Esse dever é do Congresso. Portanto os parlamentares precisam, para evitar o recrudescimento da barbárie on-line, aprovar o PL com urgência", acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário