quinta-feira, 28 de julho de 2022

A rede de notícias norte-americana Bloomberg alerta sobre ataques de Bolsonaro à democracia: 'Mundo deve agir'

 

Do UOL:


A rede de notícias norte-americana Bloomberg divulgou em seu site hoje um editorial no qual cobra de líderes mundiais ações contra os frequentes ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) à democracia. 

O texto diz que, em quatro anos de governo, Bolsonaro fez pouco para garantir o compromisso com a democracia.

"Ainda não se sabe se tal fanfarronice se traduz em um esforço conjunto para rejeitar um resultado desfavorável nas eleições presidenciais de outubro. Mas a mera possibilidade de uma crise eleitoral no maior país da América Latina é algo que os outros líderes do Brasil - com a ajuda do mundo democrático - devem agir agora para evitar".

No último dia 24, quando foi oficializado candidato à reeleição, Bolsonaro fez diversos ataques ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas, e também ao STF (Supremo Tribunal Federal). O público reagiu com gritos de "o Supremo é o povo". Bolsonaro chegou a convocar um ato para o dia 7 de setembro, dizendo que os "surdos de capa preta" precisam entender o que é a voz do povo.

A Bloomberg ressalta que o presidente negou que queira dar um gole de Estado, porém, diz que há "resultados menos extremos que ainda seriam devastadores". O veículo norte-americano diz que o Brasil "corre o risco de sofrer uma paralisia".

"Surtos de violência podem levar à intervenção militar, e uma divisão nas forças de segurança mais amplas não é inconcebível, dado o apoio mais entusiástico da Polícia Militar. Qualquer movimento para rejeitar ou desacreditar os resultados exacerbaria a desconfiança dos brasileiros nas instituições governamentais, em um momento em que o descontentamento com os frutos da democracia já está em alta".

No editorial, a rede de notícias cobra que os Estados Unidos reiterem a confiança nas instituições democráticas brasileiras e autoridades eleitorais por meio de visitas públicas de altos funcionários do governo Joe Biden.

Em visita ao Brasil, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin III, afirmou em Brasília que "a democracia é o símbolo das Américas" e que as nações do continente compartilham valores comuns, tais como "compromisso com o estado democrático de direito" e "devoção à democracia". 

25.jul.2022 - Presidente Jair Bolsonaro participa do fórum Agribusiness em São Paulo - Ettore Chiereguini/Agil/Estadão Conteúdo
25.jul.2022 - Presidente Jair Bolsonaro participa do fórum Agribusiness em São PauloImagem: Ettore Chiereguini/Agil/Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário