terça-feira, 1 de novembro de 2022

Lula não ganhou só no Nordeste, desempenho do PT melhorou em todas as regiões, apesar de toda a máquina utilizada com dinheiro público de Bolsonaro, Reportagem de Patrícia Faermann

 


Não foi só o Nordeste que garantiu a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo, 30 de outubro. Confira o mapeamento


Foto: Ricardo Stuckert

Não foi só o Nordeste que garantiu a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo, 30 de outubro. Apesar de a somatória de todos os municípios e estados brasileiros darem o peso à região, Lula ganhou em 3.125 cidades do país, enquanto Jair Bolsonaro saiu à frente em 2.445 municípios.

Na prática, o novo presidente do Brasil foi decidido por 680 municípios. Quando são calculados os estados, Lula obteve a vitória em 13 estados do total de 27 federações com o Distrito Federal.

A região Nordeste, evidentemente, gerou a maior distância de Lula em comparação a Bolsonaro, votando massivamente no candidato do PT. Mas a vitória ocorreu também em centenas de cidades da região Norte e Sudeste e algumas dezenas de cidades do Centro-Oeste e do Sul do país.

Imagem: Reprodução infográfico Valor Econômico

Os estados mais divididos por cidades foram o Pará, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Lula obteve a sua maior vantagem no município de Guaribas, no Piauí, com 87,72% dos votos, e Bolsonaro recebeu a maior quantidade de votos em Nova Pádua, no Rio Grande do Sul, com 77,98% dos votos.

Lula melhora desempenho do PT em todas as regiões


Levantamento feito pela Quaest mostrou, ainda, que o PT obteve nesta eleição uma melhora no seu desempenho, após anos de aumento do anti-petismo e impacto dessa onda nas votações à Presidência.

A eleição deste domingo de Lula mostrou uma estabilidade de votação somente no Nordeste, a região onde o presidente eleito já obtém a maioria dos votos, e na região Norte, com pequena oscilação positiva.

Mas em todas as demais regiões do país, Lula representou um aumento, desde a derrocada nos votos do partido que se iniciaram em 2006, chegando aos piores resultados em 2018, recuperando ou superando hoje os números de 2014.

Imagem: Reprodução Quaest

Bolsonaro virou votos


Um mapa realizado por pesquisadores da Quaest, contudo, mostra que Jair Bolsonaro foi o único que conseguiu efetivamente virar votos em algumas cidades, em comparação ao primeiro turno, ao longo dessas quatro semanas, desde o dia 2 de outubro.

Imagem: Reprodução Quaest

Enquanto Lula só conseguiu manter as vitórias obtidas no primeiro turno, aumentando a quantidade de eleitores das mesmas. Ao todo, foram 250 cidades nas quais Bolsonaro virou no segundo turno, ainda que em disputas muito acirradas.

“Ilhas” de Lula em meio ao bolsonarismo


Chama a atenção, ainda, cidades que deram ampla diferença para Lula em meio a um núcleo ou estado majoritariamente bolsonarista. É o caso de Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Rio Grande, Arroio Grande, Piratini e outras do sul do Rio Grande do Sul, que deram mais de 60% dos votos a Lula contra pouco mais de 30% a Bolsonaro.

A cidade Dois Irmãos do Buriti, no meio do Mato Grosso do Sul e a 150 km da capital Campo Grande, foi uma das poucas que deram vitória a Lula no estado. Cidades ao sul do Mato Grosso também distoaram em comparação ao restante desse estado, e a cidade de Uiramutã foi a única de Roraima a dar vitória a Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário