terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Defensor da tortura é pessoa torpe, desumana, por Rogério Marques

 

E vem o ministro da Justiça André Mendonça falar em "pessoa humana", ao citar o defensor declarado da tortura e do extermínio.

Jornal GGN:
Agência Brasil

Defensor da tortura é pessoa desumana

por Rogério Marques

O ministro da Justiça, André Mendonça, disse que vai pedir abertura de inquérito policial contra os jornalistas Ruy Castro e Ricardo Noblat. O primeiro publicou um texto na Folha de São Paulo dizendo, com ironia, que Trump deveria se matar e Bolsonaro, que tem o presidente dos Estados Unidos com exemplo, deveria imitá-lo também neste caso. Noblat reproduziu o texto em seu blog na Veja.

Vem então o ministro ameaçar os jornalistas com inquéritos e dizer que isso é “um desrespeito à pessoa humana”.

Assim André Mendonça se refere àquela mesma pessoa que, como deputado federal, foi à televisão defender a tortura — “eu sou a favor da tortura!” — e o extermínio de “pelo menos 30 mil pessoas, ainda que morram inocentes”.

Usei aspas porque foi isso que o então deputado federal Jair Messias Bolsonaro declarou em 1999 no programa Câmera Aberta, da TV Bandeirantes. Nunca vou deixar de lembrar aquelas declarações repugnantes.

Na mesma ocasião ele defendeu também o assassinato do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Isso mesmo, está gravado.

É inacreditável que Bolsonaro não tenha tido o mandato cassado naquela ocasião. A tortura é um crime abjeto, condenado em todos os tratados internacionais.

Nem mesmo os ditadores do regime militar brasileiro admitiam em público a existência da tortura. Ao contrário, negavam categoricamente. Mandavam prender e torturar quem dissesse o contrário.

O Artigo 5* da Constituição Brasileira é claro: “Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante.”

Já presidente, em março do ano passado, quando o número de mortos na pandemia do novo coronavírus beirava 5 mil, Bolsonaro declarou:

“Essa é uma realidade, o vírus tá aí. Vamos ter que enfrentá-lo, mas enfrentar como homem, porra, não como um moleque. Vamos enfrentar o vírus com a realidade. É a vida. Todos nós iremos morrer um dia.”

Hoje, o Brasil ultrapassa os 200 mil mortos por Covid-19, grande parte por culpa de Bolsonaro, que sempre deu o mau exemplo ao não usar máscaras, ao participar de aglomerações, ao menosprezar  a ciência.

E vem o ministro da Justiça André Mendonça falar em “pessoa humana”, ao citar o defensor declarado da tortura e do extermínio. E ameaçar jornalistas com inquéritos policiais, em vez de deixar que sejam avaliados por seus leitores pelas suas opiniões.

Pessoa desumana, isso sim, ministro, é o que sempre se revelou Jair Messias Bolsonaro. Pessoa responsável por crimes que um dia talvez ainda venham a ser julgados.

(Rogério Marques)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

ASSINE AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário