domingo, 31 de janeiro de 2021

Não interessa ao governo Bolsonaro resolver questão do oxigênio no Amazonas, diz pesquisador

 

Em entrevista, epidemiologista da Fiocruz Amazônia diz que situação está sendo usada para promover expansão da BR-319 e destruição de floresta

Jesem Orellana, pesquisador e epidemiologista da Fiocruz Amazônia. Foto: Reprodução

Jornal GGN O Amazonas tem passado pelo pior momento da pandemia de covid-19, afetado pela explosão de casos, colapso da saúde pública, a falta de oxigênio em diversas cidades e a nova variante surgida na região, mais contagiosa e com potencial de causar reinfecção.

“O problema no Amazonas é, e sempre foi, a má gestão da epidemia. Se não houver o controle da transmissão comunitária e investimentos na testagem em massa, na fiscalização para evitar aglomerações e numa política que dê condições à população de manter o distanciamento físico, o problema do oxigênio não será resolvido”, avalia o pesquisador e epidemiologista Jesem Orellana, da Fiocruz Amazônia, em entrevista ao site Deutsche Welle.

Na visão do pesquisador, o caos no Amazonas também tem sido usado com cunho político pelo presidente Jair Bolsonaro, a quem não interessa resolver a questão da falta de oxigênio no Estado com foco na expansão da BR-319, mais conhecida como Rodovia Manaus-Porto Velho. “A única maneira para resolver essa questão seria instalando e aumentando a capacidade de usinas em Manaus ou em cidades do interior. Mas o governo não tem interesse em resolver esse problema (…). Mas o governo opta pela via terrestre justamente para reacender o debate de finalização e recuperação da BR que conecta o estado de Rondônia ao Amazonas”.

De acordo com Jesem Orellana, a ideia do governo federal seria “criar essa falsa sensação de que o problema da epidemia em Manaus é a falta de oxigênio, e que essa escassez só pode ser resolvida por via terrestre. Querem jogar essa responsabilidade na BR, e, com isso, conseguir as autorizações necessárias para descumprir a preservação da Amazônia. Asfaltar essa rodovia significa destruir o que sobrou da Amazônia no sul do Amazonas”.

Jesem Orellana tratou do tema do novo coronavírus com o jornalista Luis Nassif e a procuradora Deborah Duprat no programa TV GGN 20 horas do último dia 29 de janeiro. Veja mais sobre a questão a partir de 7min30seg do vídeo abaixo:

Leia Também
Coronavírus: Brasil não consegue acompanhar surgimento de novas cepas
“Não é atribuição nossa levar o oxigênio pra lá”, diz Bolsonaro sobre Manaus
Bolsonaro cita vacina brasileira que não existe para não gastar mais com imunizantes já prontos
Denúncia contra Bolsonaro por ajudar a espalhar o coronavírus é encaminhada à PGR
Vacina da J&J aparece como alternativa, mas governo não fechou acordo de compra

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

ASSINE AGORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário