segunda-feira, 17 de outubro de 2022

Bolsonaro derrapa no debate da Band do dia 16 de outubro e chama cariocas de “traficantes”

 

Lula revidou: "Eu tenho orgulho de conseguir entrar numa favela sem segurança"


Foto: Divulgação/Band

Candidato a reeleição, Jair Bolsonaro (PL) derrapou no debate da Band ao chamar os moradores do Complexo do Alemão de “traficantes”. A fala ocorreu ainda no primeiro bloco, quando Bolsonaro puxou um confronto direto com Lula (PT) sobre o crime organizado.

Bolsonaro começou lembrando da rebelião do PCC em São Paulo em meados de 2006, quando Geraldo Alckmin (PSB), hoje vice de Lula, era governador. Bolsonaro disse que mais de 50 policiais foram executados e que o ex-tucano fez um “acordo com Marcola”, um dos líderes do tráfico. Bolsonaro ainda insinuou que Lula e Alckmin têm amizade com criminosos.

Bolsonaro perguntou por que Marcola não foi transferido para um presídio federal – fato que só teria ocorrido em 2019, quando Sergio Moro – que acompanhou Bolsonaro no debate – estava no Ministério da Justiça.

Lula rebateu: “Quem tem ligação com o crime organizado é você”. O ex-presidente associou Bolsonaro a milicianos do Rio de Janeiro, lembrando, inclusive, do assassinato de Marielle Franco. Sobre o PCC e Marcola, Lula respondeu que se Alckmin não transferiu o detento, deveria ter uma razão. Em seguida, Lula lembrou que ele construiu cinco presídios federais, enquanto Bolsonaro não fez nada.

Na resposta, Bolsonaro usou dados propagados por sua campanha, de que Lula teria recebido a maioria dos votos de presidiários no primeiro turno. Em seguida, citou a passagem do petista pelo Complexo do Alemão e foi aí que chamou os moradores do local de “traficantes”.

Lula revidou: “Eu tenho orgulho de conseguir entrar numa favela sem segurança. O pessoal falava para eu tomar cuidado no Rio porque o Bolsonaro é amigo dos milicianos. Fui no Complexo do Alemão e tinha ali trabalhador. Mulheres e homens que trabalham. Os bandidos, você sabe onde estavam. Os bandidos, tinha um que era vizinho seu, que tinha mais de 100 armas [referência Ronnie Lessa, preso pela morte de Marielle]. Os grandes bandidos também estão no lugar de ricos”, disparou Lula.

Em seguida, Lula afirmou que Bolsonaro se esquiva dos assuntos que interessam à Nação, como os preços da Petrobras. Lula disse que o adversário é mentiroso, e mente inclusive sobre a transposição do Rio São Francisco. Nas propagandas, Bolsonaro trata a obra como sua. Mas Lula desmascarou o candidato ao vivo, afirmando que fez 88% da obra. Os governos Dilma e Temer deram andamento. E Bolsonaro “só fez 3,5%”.

“Você acha que alguém acredita que você levou água e fez ferrovia? Não tem um projeto seu”, disse Lula.

Em sua defesa, Bolsonaro respondeu que a obra do São Francisco era para ter acabado em 2010, mas não acabou porque “o Brasil viveu uma explosão de corrupção”. “O senhor desviou, sim, foi muito dinheiro para corrupção. Tudo tinha corrupção no seu governo.”

No bloco final, percebendo a derrapada, Bolsonaro se corrigiu e disse que os moradores do Complexo do Alemão não são traficantes, mas insistiu, falsamente, que Lula andou com alguns dos criminosos quando esteve na região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário