segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Das panelas e patos à dura realidade: Mercado e sub-mercado, derrota e vitória, por Fábio de Oliveira Ribeiro O Jornal de todos Brasis Mercado e sub-mercado, derrota e vitória, por Fábio de Oliveira Ribeiro





GGN. - As manifestações de rua que levaram á queda de Dilma Rousseff foram supostamente realizadas em nome de uma maior eficiência do mercado porque os preços da gasolina e do gás de cozinha estavam elevados. Após o golpe de estado de 2016, o usurpador Michel Temer fez exatamente o que o mercado queria: ele aumentou o preço da gasolina e do gás de cozinha.
É evidente que o que é bom para os acionistas da Petrobras dentro e fora do Brasil (a alta dos preços) é ruim para os consumidores golpistas (que desejavam preços mais baixos), mas como qualquer deus antigo “o mercado” também é uma divindade ambígua e tem seus preferidos. Todos os demais, golpistas ou não, pertencem ao sub-mercado. E os descontentes devem se resignar a pagar os novos preços, pois a autonomia política deles é certamente menor do que a daqueles irão receber os lucros distribuídos em razão do golpe de 2016.
Os manifestantes foram usados, mas o mercado não tem mais qualquer uso para eles. Aqueles que não conseguirem comprar gás de cozinha devem se adaptar. Os mais vulneráveis já estão fazendo isso https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/11/16/alta-no-preco-do-botijao-faz-pobres-trocarem-gas-por-lenha-fogao-faz-falta.htm.
A equação do mercado é simples: menos consumo de gás e mais lenha nos fogões é igual maior devastação de áreas rurais pobres que já estão degradadas. Obviamente isto não vai afetar as vidas dos consumidores urbanos, mas creio que eles ficarão surpresos ao ver o resultado eleitoral da insanidade que patrocinaram. Se não for incompetente, em 2018 a esquerda só não vai nadar de braçada e revogar todas as medidas aprovadas pelo usurpador.
O mercado solucionará o problema, dizem os meninos do MBL. Antevendo o aumento do consumo de lenha por causa da tendência de alta dos preços do gás, o Wallmart já está vendendo os mais modernos fogões a lenha que poderiam ser comprados na década de 1940. Mas os preços não são nada populares https://www.walmart.com.br/fogao-a-lenha-venax-n-1-saida-direita/4167413/pr?utm_source=facebook-ads&utm_medium=dpa?utm_source=facebook-ads&utm_medium=DSP&utm_campaign=ED_dspdf_EDprct_04_18_2017.
Roberto Campos, um dos heróis do liberalismo conservador brasileiro, dizia que na era das locomotivas a diesel não havia sentido discutir qual seria a locomotiva a vapor mais moderna e eficiente. O neoliberalismo à brasileira provou que ele estava enganado, pois na era do gás encanado o usurpador Michel Temer está nos obrigando a discutir qual é o fogão a lenha mais barato, simples e eficaz. As soluções do sub-mercado já estão á disposição dos mais pobres https://www.facebook.com/carlos.admus.1/videos/1644227692306125/.
A pobreza intelectual dos homens brancos da classe média urbana golpista não é comparável à genialidade dos brasileiros pobres mestiços do campo e da cidade. Enquanto os primeiros deram um golpe e sofrem as consequencias indesejadas (perda de direitos e aumento de preços dos combustíveis), os outros rapidamente se adaptaram à nova realidade sem se preocupar em consumir os produtos de luxo que o mercado lhes oferece. Esta mesma genialidade se expressa nas intenções de voto: os golpistas rejeitam Lula, os outros irão votar nele ou em que ele indicar porque sabem que o Brasil estava muito melhor antes do golpe de 2016.
Fim de jogo. O sub-mercado vai vencer o mercado uma vez mais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário