segunda-feira, 16 de março de 2020

Coronavírus, ou quando os fatos permitem ver o valor da ciência ante a estupidez de terraplanistas, neoliberais, fundamentalistas, trumpistas e bolsonaristas, por André Mota Araújo



Coronavírus, a vingança da ciência contra os terraplanistas, por Andre Motta Araujo

O Coronavírus vai derrubar mundialmente a financeirização especulativa das economias porque agora SÓ O ESTADO PODE SALVAR SETORES E EMPRESAS.

Coronavírus, a vingança da ciência contra os terraplanistas

por Andre Motta Araujo

Os Trump do mundo tiveram que parar sua luta inglória contra a CIÊNCIA e apelar para essa inimiga, não é possível combater o novo vírus com twitters e xingamentos. Trump baixou a crista, continua a chutar irrealidades e bobagens, mas teve que abrir espaço para infectologistas e epidemiologistas no seu palanque permanente. O NEGACIONISMO CIENTÍFICO não vai combater o vírus que pegou em cheio os populistas de extrema direita pelo mundo.
Nos EUA, Trump, desde seu primeiro ano de mandato, cortou drasticamente as verbas do CDC, o Center for Desease Control, órgão do governo federal para controle de epidemias, reduziu seu pessoal em 80% e agora o Centro vai ser fundamental para o controle do Coronavírus, Trump está sendo cobrado por isso e não tem resposta convincente.
No Brasil, o mesmo aconteceu com a Fundação Oswaldo Cruz, o célebre Instituto Manguinhos, centro de referência internacional na pesquisa e produção de vacinas contra epidemias, que os bolsonaristas chamam de “antro de comunistas”, agora como fica?
O CORONAVÍRUS VAI DERRUBAR GOVERNOS
Governantes de várias latitudes estão sendo testados ao enfrentar essa crise e nesse teste muitos não passarão e serão derrubados. Há uma notória falta de liderança global no tratamento da crise sanitária, o Secretário Geral da OMS parece fraco para essa situação, Trump está escorregando hora a hora, o G-7 não funciona mais porque Trump implodiu o mecanismo permanente de coordenação dos grandes países, a crise está sendo tratada a nível nacional, cada País faz uma abordagem sem consultar outros, Trump suspendeu os voos à Europa sem avisar os governos europeus. Por causa dessa falta de sincronização, os custos serão mais altos e o tempo de enfrentamento vai  ser maior, todos olharam para os EUA para ver liderança e não encontraram, Trump agiu isoladamente para proteger SÓ os EUA, mas a crise é global e só pode ser enfrentada por um abordagem mundial, o vírus não tem fronteiras.
RENASCE O ESTADO NECESSÁRIO, ENTERRA-SE A NOÇÃO DE ESTADO MÍNIMO DOS GUEDES E NELIBERAIS
Essa crise só pode ser enfrentada por ESTADOS e não pela iniciativa privada. A noção neoliberal de ESTADO MÍNIMO já estava sendo afastada desde a crise financeira de 2008, a academia econômica dos grandes países JÁ PROPUGNAVA PELO REFORÇO DOS ESTADOS PARA COMBATER A DESIGUALDADE, mas agora a crise sanitária acelera o ciclo de RENASCIMENTO DO ESTADO e pelo rebaixamento do “mercado” para seu lugar menor, de onde nunca deveria ter saído. “Mercado” não é solução para a pobreza, a doença, a desigualdade, as carências básicas de educação e saúde, as mudanças climáticas.
O Coronavírus vai derrubar mundialmente a financeirização das economias porque agora SÓ O ESTADO PODE SALVAR SETORES E EMPRESAS.
O Coronavírus enterra de uma vez o NEOLIBERALISMO DOS ANOS 70, esse mesmo que malucos estão querendo implantar no Brasil.
Crises sanitárias MOLDAM A HISTÓRIA, esta vai acelerar processos e remover barreiras, enterrar demagogos e mudar a política, como foi a Peste Negra, a Gripe Espanhola de 1918, a tuberculose dos anos 20 e 30, a poliomielite dos anos 40 e 50, o HIV dos anos 70, as epidemias estão no CENTRO DA HISTÓRIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário