terça-feira, 23 de julho de 2019

Novidades da editoria Nova Democracia, por Luis Nassif



A editoria Nova Democracia foi criada para consolidar as ideias que começam a se propagar na Europa e nos Estados Unidos sobre a nova política, focada no indivíduo, que vem alimentando a nova esquerda europeia, em substituição à social democracia



Do GGN:




A editoria Nova Democracia foi criada para consolidar as ideias que começam a se propagar na Europa e nos Estados Unidos sobre a nova política, focada no indivíduo, que vem alimentando a nova esquerda europeia, em substituição à social democracia, que afundou ao deixar de lado a dimensão humana.
Em suma, os novos teóricos – economistas, cientistas políticos, empreendedores sociais – mostram que a desigualdade se mostrou a maior ameaça ao capitalismo; que o combate à desigualdade não consegue ser feito recorrendo-se aos instrumentos tradicionais fiscais e orçamentários, devido à concentração de poder econômico instalado em décadas de acumulação financeira. O único caminho, portanto, será voltar-se à dimensão da pessoa humana, colocando como princípio básico o aprofundamento da democracia e a democratização de todas as formas de poder – na política, nas executivas dos partidos políticos, nas empresas, nas políticas públicas.
Temos várias novidades sobre o tema.
De Joseph Stglitz, o mais influente dos autores, um artigo mostrando que “só a ética salva a economia e o caminho é através da política”. E outro, explicando um dos capítulos centrais da grande batalha civilizatória: a guerra do clima.
Reforçando o tema, um artigo de Ivanir Ferreira, sobre o mapa dos agrotóxicos brasileiros, divulgados recentemente na União Europeia, e que poderá comprometer o tratado União Europeia-Mercosul.
De Dan Rodrik, um dos mais influentes economistas não-ortodoxos, um artigo analisando o impacto da economia (a que levou à crise de 2008 e ao desmonte do estado de bem estar social) no avanço dos movimentos radicais.
Nas experiências civilizatórias, um artigo de Silvia Ester Orrú sobre a educação como pilar da democracia. E o relato de uma experiência que começa a ser implementada em Londres, visando tornar os aluguéis mais acessíveis.
Finalmente, dois artigos analisando a realidade econômica brasileira atual, de Fernando Nogueira da Costa, sobre a pobreza e o combate à desigualdade, e Rodrigo Medeiros, sobre a recessão democrática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário