quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Bernie Sanders se fortalece na disputa presidencial dos EUA, por Guilherme Arruda



O senador socialista-democrata Bernie Sanders lidera pesquisa do Partido Democrata no estado de New Hampshire e bate Donald Trump na pesquisa nacional por uma diferença de 10%.




 Senador democrata se define como "socialista democrático" e tem conquistado o apoio da juventude

Bernie Sanders se fortalece na disputa presidencial dos EUA

por Guilherme Arruda

Especial para o Portal Vermelho

Com a aproximação do início do calendário das eleições prévias que definem as indicações dos partidos para a corrida presidencial estadunidense, que acontecerá em 2020, os institutos de pesquisa já começaram a divulgar suas consultas ao eleitorado dos estados sobre suas candidaturas preferenciais.

A pré-candidatura de Bernie Sanders, que vem ganhando proeminência por sua forte popularidade entre a juventude e por sua reivindicação do socialismo, acaba de receber uma notícia animadora para seu objetivo de conquistar a escolha dos membros do Partido Democrata para a candidatura oficial da legenda.
No quinta-feira passada (8), foi divulgada uma pesquisa do instituto Gravis Marketing com o eleitorado do estado de New Hampshire, importante estrategicamente para a projeção eleitoral e midiática das pré-candidaturas por ser um dos primeiros na sequência de eleições prévias. Na sondagem, o auto-denominado “socialista democrático” Sanders, pela primeira vez, aparece com vantagem em relação a Joe Biden, que foi vice de Barack Obama e vem aparecendo em primeiro lugar nas consultas de preferência dos Democratas.
Sanders, senador pelo estado de Vermont, tem 21% das intenções de voto e Biden 15%. Além dos dois pré-candidatos, que tem protagonizado o embate entre ideias divergentes dentro do Partido Democrata por buscarem representar suas alas mais radical e conservadora, respectivamente, figuraram com expressiva intenção de voto a senadora Elizabeth Warren – também posicionada mais à esquerda -, com 12%, o prefeito da cidade de South Bend, em Indiana, Pete Buttigieg com 8% e a senadora pela Califórnia, Kamala Harris com 7%. O documento afirma que a sondagem tem margem de erro de cerca de 6%.
O trabalho da Gravis Marketing também questionou a população de New Hampshire sobre sua preferência na eleição presidencial geral do ano que vem. Neste caso, o democrata Sanders também demonstrou sua força ao despontar com 51% das intenções de voto contra apenas 41% do republicano Donald Trump, atual presidente muito questionado por suas posições xenofóbicas contra imigrantes e sua política externa agressiva. Em contraste, Hillary Clinton levou os delegados do estado do Noroeste estadunidense para o colégio eleitoral com uma margem de votos apertada de 0,4%.
A margem de Bernie é a maior apresentada entre qualquer das possíveis candidatura dos Democratas contra o presidente direitista, como se vê nos resultados da sondagem. A margem de erro é de cerca de 4,4%.
Para ler a íntegra da pesquisa, clique aqui.
Guilherme Arruda é estudante de História da Universidade de São Paulo (USP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário