quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Libertação de Lula vai melhorar imagem do Brasil no mundo, por Eduardo Guimarães




A questão nem é mais SE Lula sairá da prisão, mas QUANDO. Essa é uma grande notícia porque as loucuras de Bolsonaro e a prisão ilegal do ex-presidente desmoralizaram o Brasil. Libertar Lula vai melhorar a imagem do Judiciário e dará esperança de volta do país aos bons tempos

 Do Blog da Cidadania:



Não é por uma razão ou duas, mas por uma infinidade de razões que o Brasil se desmoralizou diante do mundo com uma velocidade muito maior do que vinha se desmoralizando no governo Temer. Vejamos algumas das muitas trapalhadas que o presidente do Brasil cometeu que nos envergonharam diante do mundo.
O jornal espanhol El País foi um dos que repercutiu mundo afora a ideia de jerico de Bolsonaro de armar até os dentes a população de um dos países mais violentos do mundo. A manchete desse jornal, no início do ano, devidamente traduzida:  “Absoluto desastre: Bolsonaro libera porte de armas para mais de 19 milhões de pessoas”
Muitos previam que o governo Bolsonaro seria um desastre, mas não foram levados a sério. Por exemplo, o insuspeito de petismo e lulismo Fernando Henrique Cardoso.
E não foi só Bolsonaro que, nos últimos anos, desmoralizou o país. Desde o governo Temer o Brasil vem sendo visto como perdido no tempo e no espaço. A intervenção militar no Rio de Janeiro enojou o mundo.
Mas  Bolsonaro foi muito mais eficiente em nos envergonhar diante do resto da humanidade. Seu apoio à ditadura militar deixou o resto do mundo boquiaberto.
Mas, segundo a AFP, uma das maiores agências de notícias do mundo, a crise amazônica, com Bolsonaro dizendo que não havia queimadas, demitindo o diretor do INPE por ter dito que havia, depois dizendo que havia queimadas mas eram feitas por “ongs” e, depois, tendo que reconhecer que fazendeiros amigos seus eram os incendiários, isso nos fez parecer um país de idiotas.
Mas uma das maiores vergonhas que nosso país passou, de uns tempos para cá, foi a prisão ilegal de Lula. O brasileiros não ficam sabendo, mas o mundo está chocado com a prisão ilegal e sem provas do presidente que mais  melhorou a vida do povo em toda a história brasileira. Centenas dos mais importantes juristas do mundo dizem que o processo de  Moro que encarcerou Lula é uma vergonha
Mas se você pensa que chegamos ao fundo do poço, enganou-se. Bolsonaro sempre pode fazer mais – insultar gratuitamente a esposa do presidente da nação na qual foi inventada a democracia moderna e os mais altos valores da humanidade, através do iluminismo: a França.
Você deve estar se perguntando: mas onde Lula entra nisso tudo? Agora que vimos todas as atrocidades de Bolsonaro que nos desmoralizaram perante o resto do planeta, vejamos quanto Lula fez para melhorar a imagem do Brasil.
Enquanto o G7 se reúne para lidar com um país-problema que está ameaçando a humanidade com agressões criminosas ao próprio meio-ambiente, quando Lula era presidente o mesmo G7 nos abria as portas para ver e ouvir o nosso respeitado líder político de então.
Os números do governo Lula eram inacreditavelmente positivos. FHC sempre foi incensado por domar a inflação, mas no seu tempo o crescimento era pífio. O governo Lula foi o único que conseguiu conciliar inflação baixa com crescimento alto.
Um dos pontos altos do governo Lula foi a geração de empregos. Além da enorme criação de vagas com carteira assinada, o salário médio do trabalhador da era Lula foi o maior da história.
Em 2009, penúltimo ano do governo Lula, enquanto o mundo se debatia na maior crise econômica internacional da história, o Brasil não só pagou sua dívida externa como emprestou dinheiro ao FMI
Por conta disso, no último mês do último ano do governo Lula, a rede pública de TV da Alemanha, a Deutche Welle, uma das maiores tevês públicas do mundo divulgou reportagem na Europa sob o seguinte título: “Ao fim da era Lula, economia vive melhor momento dos últimos 25 anos”
A libertação de Lula, portanto, fará um bem enorme ao país. Recuperará a imagem do nosso Poder Judiciário, visto, em todo o mundo, como um poder corrompido e parcial, e dará ao Brasil e ao mundo a esperança de que Lula, de volta à política, possa reerguer o país e recuperar sua imagem diante do mundo.
Confira a reportagem em vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário