quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Eduardo Guimarães: ONU, Alemanha e França reagem às afrontas de Bolsonaro


Blog da Cidadania:

A ONU condenou oficialmente declarações de Bolsonaro pró ditadura e ameaças a jornalistas, ao presidente da OAB etc. Também listou Bolsonaro entre os “fracassos de liderança mundiais”. E, agora, condenará o Brasil por perseguir Lula.
O Brasil já começa a colher os frutos das seguidas violações da democracia que vem sofrendo desde 2016, com o impeachment fraudulento de Dilma Rousseff. O mundo se espanta e reage aos abusos retóricos e às ações de Jair Bolsonaro, que decidiu adotar o modelo de Donald Trump de afrontar por afrontar.
Após anunciar o congelamento de doações de 35 milhões de euros (R$ 155 mi) para proteção ambiental no Brasil, a ministra alemã do meio ambiente, Svenja Schulze, reagiu a insultos de Bolsonaro à Alemanha e defendeu reavaliar também os repasses alemães para o Fundo Amazônia. Há uma crise diplomática com a Alemanha, portanto.
Poucos dias antes, Bolsonaro comprou encrenca com a França ao cancelar evento com o chanceler francês Jean-Yves Le Drian e fazer live cortando o cabelo no mesmo horário da reunião cancelada. A imprensa francesa chamou de “desfeita” e o chanceler francês ironizou a “emergência capilar” de Bolsonaro.
A má imagem que Bolsonaro está construindo para o Brasil já começa a surtir consequências mais graves. Agora, é a Organização das Nações Unidas que decidiu retaliar os atos alucinados do presidente brasileiro.
Nesta terça-feira 13, o relator especial da ONU para a promoção da Verdade, Justiça, Reparação e Garantias de Não Repetição, Fabián Salvioli, cobrou explicações do presidente Jair Bolsonaro por conta de suas declarações sobre o pai do atual presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, e por seu posicionamento sobre o regime militar
No mesmo dia, Bolsonaro é listado pela  mesma ONU entre ‘fracassos de liderança’. Levantamento da Organização sobre o impacto das mudanças climáticas na parcela mais pobre da população mundial coloca o presidente brasileiro e Donald Trump como “lideranças fracassadas”.
Há um consenso mundial de que há algo errado com o Brasil e a prisão mal-explicada de Lula seria sintoma disso. Graças a essa percepção, a ONU já decidiu: condenará o Brasil por perseguir Lula. O anúncio será feito entre outubro e novembro.
CONFIRA A REPORTAGEM EM VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário